sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Pesquisa Ibope aponta Dilma liderando a corrida presidencial com 38% das intenções de voto

Segundo a pesquisa, Dilma tem 38%, Aécio Neves 23% e Eduardo Campos 9%
Pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem, 7, mostra que a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), lidera a corrida presidencial com 38% das intenções de voto. Atrás dela aparece o senador Aécio Neves (PSDB), com 23%, seguido pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o Ibope, Pastor Everaldo (PSC) tem 3% das intenções de voto. Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) possuem 1%, cada. Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Pimenta (PCO) não pontuaram. Os votos brancos e nulos correspondem a 13% do total; 11% não souberam responder. 
Ao todo, 2.506 pessoas foram entrevistadas pelo Ibope entre o último domingo, 3, e ontem, 7. A pesquisa foi contratada pela Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00308/2014.
O período de realização das entrevistas coincide com o início da cobertura das eleições pelos telejornais da Globo (entre eles o Jornal Nacional), que são os noticiários com maior audiência na televisão. A emissora passou a acompanhar os candidatos na segunda-feira, 4.
Apesar de liderar a corrida presidencial, Dilma possui a maior rejeição entre os candidatos (36%). Ainda segundo o Ibope, 32% consideram o governo Dilma “ótimo” ou “bom” e 31% consideram “ruim” ou "péssimo".
Segundo turno
O Ibope simulou um eventual segundo turno entre Dilma e Aécio e entre a petista e Campos. Contra Aécio, Dilma tem 42% das intenções de voto, e o tucano, 36%. Já diante de Campos, a presidente aparece com 44% contra 32% das intenções de voto para o candidato do PSB.
Na pesquisa anterior, o Dilma tinha 41% das intenções de voto no segundo turno com Aécio, contra 33% do tucano. Diante de Campos, tinha 41%, contra 29% do candidato do PSB.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não se mostra ao entrevistado a lista de candidatos, 25% declararam voto em Dilma, 11% em Aécio e 4% em Eduardo Campos. Em 22 de julho, Dilma tinha 26%, Aécio, 12%, e Campos, 4%. (Com informações do UOL, em São Paulo).