segunda-feira, 25 de agosto de 2014

“João Maia participou do Governo Collor, que confiscou poupança dos brasileiros”


Fábio Dantas acusou o concorrente João Maia de ter participado do confisco da poupança dos brasileiros. Foto: José Aldenir

A rivalidade pelo Governo do Estado parece que não está só entre os cabeças de chapa Robinson Faria (PSD) e Henrique Eduardo Alves (PMDB). Isso porque nesta semana o deputado estadual Fábio Dantas (PC do B), candidatos vice-governador de Robinson, questionou a competência do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR e companheiro de chapa de Henrique, ao lembrar, que Maia participou da estratégia econômica equivocada do governo Fernando Collor de Mello, que confiscou a poupança dos brasileiros, levando centenas de milhares de pessoas e empresas à falência no Brasil no início da década de 90.
Fábio Dantas lembrou ainda que João Maia foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, durante o governo Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado, executando um trabalho pífio, já que não representou o desenvolvimento do Estado. “João Maia é conhecido por ter participado do governo Collor, da elaboração do Plano Collor um, que confiscou a poupança dos brasileiros, todos nós lembramos, fato este que põe em xeque sua capacidade como gestor. Além disso, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, mas estamos aí com o estado estagnado”, destacou Fábio Dantas.
“Ele realmente confiscou a poupança, foi um dos mentores Plano Collor um. Plano que não foi só confisco da poupança, mas colocou o Brasil numa profunda crise econômica. Até hoje muitas empresas estão quebradas, pessoas morreram porque perderam dinheiro bloqueado, empresas faliram, não se aprumaram mais. Na década de 90 a crise foi tal, do tal, que ocasionou uma profunda recessão, saímos da hiper inflação para a recessão brava porque foi um período em que a moeda desapareceu da economia”, diz Dantas.
Segundo os livros de história econômica do Brasil, a teoria do plano econômico do governo Collor foi desenvolvida pelo economista Antônio Kandir, mas o plano efetivamente implementado foi desenvolvido pelos economistas Zélia Cardoso de Mello, Antônio Kandir, Ibrahim Eris, Venilton Tadini, Luís Otávio da Motta Veiga, Eduardo Teixeira e João Maia.
Para Fábio Dantas, é lamentável João Maia ter entrado no serviço público sendo responsável por uma proposta que fracassou. Dantas recorda ainda que, após a malsucedida investida contra a poupança dos brasileiros, João Maia teve participação medíocre já condução do Desenvolvimento Econômico do Estado, como secretário de Desenvolvimento do governo Wilma?
“A experiência que João teve no executivo não foi boa. E Henrique, seu companheiro de chapa, não fica atrás”, citou, lembrando que, no governo do primo, Garibaldi Filhou, uma Secretaria foi criada com poderes especiais para Henrique gerir, a Secretaria de Governo e Projetos Especiais (SEGOV), que não chegou a deixar nenhum legado em termos de projeto para o Estado. “A SEGOV não tem um projeto sequer”, afirmou Dantas.
Fonte: Jornal de Hoje