Os R$ 387,5 milhões, assegurados na última segunda-feira pelo Governo do Estado e Prefeitura de Natal, por meio do PAC da Mobilidade, trazem consigo a perspectiva de transformar em passado os gargalos do trânsito da capital. O Planejamento do Transporte para a Copa de 2014 em Natal conta com 16 intervenções, a serem realizadas com orçamentos que variam de R$ 75,4 milhões, como é o caso do entroncamento das avenidas Prudente de Morais com a Lima e Silva, a R$ 9,2 milhões, que é o caso da avenida Senador Salgado Filho. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza, em entrevista exclusiva à Tribuna do Norte, disse que serão feitos dois financiamentos, um da Prefeitura de Natal, de R$ 297,5 milhões, e o outro do Governo do Estado, orçado em R$ 90 milhões. Será de responsabilidade do Governo a execução das obras nas vias estaduais, que abrangem as modificações na avenida Engenheiro Roberto Freire, Prudente de Morais e na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante. O resto ficará a cargo da Prefeitura. “O mais importante de ser sede da Copa é o legado que ela vai nos deixar. Esse será um exemplo concreto”, disse o vice-governador.
DivulgaçãoVice-governador Iberê Ferreira disse que o mais importante de ser sede da Copa do Mundo é o legado que ela vai nos deixar
O dono do dinheiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi camarada na fixação dos juros – de apenas 6% ao ano. Além disso, o prazo para pagamento da dívida, embora esta seja substancialmente elevada, também foi generoso – 20 anos. Os dois entes públicos terão que desembolsar uma contrapartida de 5% referentes a cada investimento.
Iberê Ferreira ressaltou ainda que, passado o período de consolidação dos recursos, a fase agora é de dar andamento aos projetos executivos, para posteriores abertura de financiamento, de licitação e execução das obras. “Até junho do próximo ano esses projetos já devem estar sendo iniciados”, afirmou. É determinação da Fifa que seis meses antes da Copa do Mundo de 2014 todas as intervenções estejam necessariamente consolidadas.
O projeto que prevê as intervenções estruturais no transporte urbano da capital, com vistas à realização de parte dos jogos da Copa do Mundo de 2014, tem quatro corredores prioritários. O plano elaborado tem início no terreno onde está sendo construído o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e segue pelo terminal rodoviário da Cidade da Esperança, Arena das Dunas e rede hoteleira.
As modificações mais substanciais serão feitas na área onde encontra-se o chamado complexo da Urbana – o projeto prevê a demolição do prédio do órgão municipal e também de um posto de gasolina; a área que liga a avenida Roberto Freire à Via Costeira e o prologamento da avenida Prudente de Morais.
Somente com desapropriações, Estado e Prefeitura terão um gasto de R$ 35.306.398, o que corresponde a cerca de 9% do valor total dos recursos adquiridos junto ao BNDES. O complexo da Urbana detém o maior volume de valores a serem ressarcidos com desapropriações: R$ 15 milhões.
Iberê Ferreira de Souza disse ainda que a governadora Wilma de Faria aguarda o anúncio dos demais projetos, já anunciados pelo Governo Federal, para alavancar as estruturas necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. “Estamos aguardando o PAC Segurança, PAC Saúde e PAC Saneamento”, frisou.
Hoje de manhã, a prefeita Micarla de Sousa e o secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Kelps Lima, realizam coletiva à imprensa para detalhar os projetos aprovados pelo BNDES e também para apresentar as ações a serem iniciadas pelo Executivo Municipal.
Iberê Ferreira ressaltou ainda que, passado o período de consolidação dos recursos, a fase agora é de dar andamento aos projetos executivos, para posteriores abertura de financiamento, de licitação e execução das obras. “Até junho do próximo ano esses projetos já devem estar sendo iniciados”, afirmou. É determinação da Fifa que seis meses antes da Copa do Mundo de 2014 todas as intervenções estejam necessariamente consolidadas.
O projeto que prevê as intervenções estruturais no transporte urbano da capital, com vistas à realização de parte dos jogos da Copa do Mundo de 2014, tem quatro corredores prioritários. O plano elaborado tem início no terreno onde está sendo construído o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e segue pelo terminal rodoviário da Cidade da Esperança, Arena das Dunas e rede hoteleira.
As modificações mais substanciais serão feitas na área onde encontra-se o chamado complexo da Urbana – o projeto prevê a demolição do prédio do órgão municipal e também de um posto de gasolina; a área que liga a avenida Roberto Freire à Via Costeira e o prologamento da avenida Prudente de Morais.
Somente com desapropriações, Estado e Prefeitura terão um gasto de R$ 35.306.398, o que corresponde a cerca de 9% do valor total dos recursos adquiridos junto ao BNDES. O complexo da Urbana detém o maior volume de valores a serem ressarcidos com desapropriações: R$ 15 milhões.
Iberê Ferreira de Souza disse ainda que a governadora Wilma de Faria aguarda o anúncio dos demais projetos, já anunciados pelo Governo Federal, para alavancar as estruturas necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. “Estamos aguardando o PAC Segurança, PAC Saúde e PAC Saneamento”, frisou.
Hoje de manhã, a prefeita Micarla de Sousa e o secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Kelps Lima, realizam coletiva à imprensa para detalhar os projetos aprovados pelo BNDES e também para apresentar as ações a serem iniciadas pelo Executivo Municipal.