segunda-feira, 30 de novembro de 2009

I Fórum Nacional de Gestores de Juventude acontece em Fortaleza

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara sedia o I Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro
O evento, que faz parte da programação da 56º Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), conta com a presença de cerca de 100 gestores que irão discutir as políticas públicas voltadas para a juventude no Brasil.
O encontro tem início no próximo dia 30, às 9h, com o debate “Juventude, mercado de trabalho e políticas públicas”, em que participam o secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago Nunes de Sousa, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann, e a pesquisadora na área de juventude e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Regina Novaes. Às 12h30, o grupo Mundaréu de Confusão realiza apresentação de dança. O grupo é formado por jovens e adultos de 15 a 35 anos, dentre eles, pessoas que já passaram por situação de vulnerabilidade social e buscam através da arte um incentivo ao empreendedorismo social. A partir das 14h30, no Hotel Gran Markise (Praia do Mucuripe), acontece a cerimônia oficial de abertura da Reunião.
Na terça-feira (01), às 09h, haverá a mesa-redonda sobre o tema “Como seu município pode acessar aos programas de juventude do Governo Federal”, com a participação do secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, o coordenador Nacional do Projovem Adolescente perante o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Alexandre Reis, e o coordenador geral de Empreendedorismo Juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Às 10h30, a programação estará voltada para as discussões sobre o balanço e perspectivas das gestões municipais.
No período da tarde, a partir das 14h30, os convidados irão se reunir para discutir a implementação, objetivos, funcionamento e agenda de trabalho do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude.
Mais informações com assessora de comunicação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, Clarissa Diógenes, nos telefones, (85) 3255.8375/ 8605.5939.
Programação
9h: TEMA: Juventude, mercado de trabalho e políticas públicas
Local: CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, n.º6417 – Barra do Ceará)
Resumo: O desemprego é um problema cada vez mais grave para os jovens entre 15 anos e 29 anos, que já respondem por 46% do total de indivíduos nesta situação no país. A qualidade da ocupação é outro problema sério – 50% dos ocupados entre 18 anos e 24 anos são assalariados sem carteira, porcentagem que se mantém em 30% entre os que têm de 25 anos a 29 anos de idade.
A dificuldade do acesso à escola e aos cursos profissionalizantes tem peso nesses dados, tendo em vista que apenas 48% das pessoas entre 15 anos e 17 anos cursam o ensino médio e somente 13% daquelas entre 18 anos e 24 anos estão no ensino superior.
A implantação de políticas públicas gerais, e também específicas, para combater os problemas citados, bem como maximizar as oportunidades de inserção econômica, social, política e cultural dos jovens se torna imperativo.
Coordenação: Afonso de Sousa, Secretário de Juventude de Fortaleza/CE
Convidados: Márcio Pochmann, presidente do IPEA e Regina Novaes, Pesquisadora do CNPq e ex Secretária Nacional Adjunta de Juventude e Presidente do Conselho Nacional de Juventude (2005/2007).
12h30: Programação Cultural – MUNDAREÚ DE CONFUSÃO
14h30: Cerimônia oficial de abertura da 56ª Reunião Geral
Terça (01/Dez)
9h Como o seu município pode acessar aos programas de juventude do Governo Federal
Resumo: Com a criação da Secretária Nacional de Juventude em 2005 vários programas voltados a juventude foram criadas parceria com outros Ministérios ligados a temática. Conhecer e debater a fundo estes programas torna-se imprescindível.
Convidado: Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude; Alexandre Reis, Coordenador Nacional do ProJovem Adolescente perante o MDS e Leonardo Muller, Coordenador Geral de Empreendorismo Juvenil do MTE.
10h45: Balanço e perspectivas das gestões municipais
Resumo: Troca de experiência dos acertos e erros implementados pelos gestores em seus municípios.
Coordenação: Adriano Pires, Coordenador de Juventude de São Leopoldo/RS
14h30: Fórum Nacional de Gestores de Políticas Pública de Juventude
Resumo: Debate acerca da implementação do Fórum, bem como seus objetivos, funcionamento, coordenação e agenda de trabalho.
Coordenação: Frente Nacional de Prefeitos – FNP e Secretária Nacional de Juventude.
Fonte: AVOL