domingo, 1 de novembro de 2009

Presença de Wilma de Faria empolga e muda conceito sobre o Senado em 2010




A visita da governadora Wilma de Faria (PSB) a Areia Branca na sexta-feira, 30, trouxe algo novo para o cenário político local. Há onze meses e dias para as eleições gerais de 2010, o clima de campanha se estabeleceu no município de forma natural, motivado pela empolgação da pré-candidata ao Senado Federal. Foi, realmente, um reencontro diferente, onde a mesma foi recebida de braços abertos pelos areia-branquenses.
Quem acompanha a política potiguar e, particularmente, a trajetória da professora Wilma de Faria, sabe do seu carisma. Não possui o dom da oratória, nem a eloqüência nata peculiar aos grandes líderes, mas quando fala a multidão ouve e se empolga, porque demonstra muita firmeza nas suas palavras.  
O comentário acima reproduz fielmente a impressão que Wilma de Faria deixou na cidade na recente visita. A própria, apesar de experimentada nas mais diversas manifestações populares, se revelou emocionada com a  receptividade dos areia-branquenses. Talvez ela não esperasse tanto. Nem os líderes políticos que a acompanhavam, que também se surpreenderam com a maneira carinhosa como o povo saudou a governadora à chegada no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral, local do evento de assinatura de convênio entre Governo do Estado, Prefeitura de Areia Branca, Incra e Petrobras.
A solenidade foi a consagração. Ao lado do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), do presidente da Câmara Municipal, vereador Aldo Dantas (PMDB), das deputadas federal Sandra Rosado e estadual Larissa Rosado, ambas do PSB, entre outros que compunham a mesa oficial, a governadora soube tirar proveito da situação. E não poupou benefícios para o município.
Além de assinar o convênio que garantirá água de boa qualidade a centenas de moradores dos Assentamentos Santos Reis e Casqueira I e II, Wilma de Faria anunciou que vai concluir o saneamento básico da cidade, o calçadão de Ponta do Mel, vai liberar recursos para concluir a ampliação do Hospital Maternidade Sara Kubitschek e ainda, anunciou como novidade, a instalação do restaurante popular defendido pelo vereador Aldo Dantas.
No seu discurso, Wilma falou o que o povo queria ouvir e recebeu de volta uma chuva de aplausos. Na saída do Ginásio de Esportes, já comecinho da noite, foi saudada como senadora. E novamente abraçada, beijada, misturada ao povão, num gesto de felicidade como se acabasse de sair da central de apuração dos votos que só serão contabilizados em outubro do próximo ano.
Independente do que virá pela frente, pois em relação a 2010 nada está definido, a passagem do furacão Wilma de Faria por Areia Branca sinalizou que a campanha para o Senado já começou. E (ainda) não tem “senador de férias”.