quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Nome de Carlos Eduardo ganha força

As discussões sobre as candidaturas ao Governo do Estado estão cada vez mais avançadas e, entre as definições, está a candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que estará no comando do Executivo e vai disputar a reeleição. Com o nome firmado para o pleito, o pessebista trabalha para trazer o maior número possível de aliados para o seu grupo. São várias as opções para compor a chapa como vice, mas um nome ganha cada vez mais força para entrar na disputa ao lado de Iberê: o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT). 

Com quatro pré-candidatos dentro da base governista, a disputa interna culminou em relativo desgaste das possibilidades de composição entre Iberê e os deputados João Maia (PR) e Robinson Faria (PMN), que foram sondados por Wilma para ocupar o cargo de vice. Ambos mantêm firmes os seus desejos de lançarem candidaturas próprias e a chamada terceira via continua cogitada pelos dois membros da Unidade Potiguar. Carlos Eduardo, por sua vez, adota discurso mais moderado. 

Vice-prefeito na época em que Wilma de Faria exerceu o último mandato como prefeita de Natal, Carlos Eduardo fez uma administração bem avaliada e se colocou como nome para disputar o Governo. Contudo, o presidente estadual do PDT, apesar de afirmar que mantém o desejo de disputar o Governo do Estado, não tem ido a público questionar os motivos da escolha da governadora Wilma de Faria pelo nome de Iberê Ferreira e, inclusive, passou a dialogar com o vice-governador. 

Em entrevista a uma emissora de TV na última segunda-feira (26), Iberê afirmou que o PPS e PHS já aceitaram a "pré-aliança" em torno de sua candidatura e que o PT e PTB ficaram de discutir o apoio com os diretórios. Além disso, o vice-governador contou que já teve dois encontros com Carlos Eduardo e que pretende aprofundar esse diálogo também com o deputado Álvaro Dias (PDT). Mais do que afinidade, a preferência de Iberê por Carlos Eduardo como vice também leva em consideração os aspectos eleitorais. 

Mesmo sendo vice-governador e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê, de acordo com as pesquisas que os próprios pré-candidatos encomendam, não tem em Natal a mesma força eleitoral que apresenta na região do Trairi. O mesmo acontece com os deputados Robinson Faria e João Maia - também sondados para compor a chapa como vice -, que têm seus redutos eleitorais no Agreste e Seridó, respectivamente. Carlos Eduardo, por outro lado, é o que mais se aproxima, em Natal, da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), líder nas pesquisas ao Governo. 

Os laços familiares também podem contar a favor do ex-prefeito de Natal. O primo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), integra a Unidade Potiguar ao lado de Robinson e João Maia, mas demonstra tendência de estar ao lado de Wilma de Faria. Garibaldi, por outro lado, reafirmou a preferência por Rosalba Ciarlini. Com a entrada de Carlos Eduardo na chapa, com o apoio do ex-prefeito de Parnamirim e pai Agnelo Alves, poderiam crescer as chances de que Garibaldi Alves mudasse sua opinião. 

A definição do nome do vice de Iberê continua sendo trabalhada, mas com a possibilidade real de candidatura da terceira via com João Maia e Robinson, a preferência demonstrada por Iberê com relação a Carlos Eduardo deve se concretizar. Apesar de o ex-prefeito defender que as escolhas os candidatos sejam realizadas apenas em maio do ano que vem, a tendência é que o lançamento da chapa completa ocorra até o final de 2009.