segunda-feira, 30 de novembro de 2009

I Fórum Nacional de Gestores de Juventude acontece em Fortaleza

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara sedia o I Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro
O evento, que faz parte da programação da 56º Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), conta com a presença de cerca de 100 gestores que irão discutir as políticas públicas voltadas para a juventude no Brasil.
O encontro tem início no próximo dia 30, às 9h, com o debate “Juventude, mercado de trabalho e políticas públicas”, em que participam o secretário Municipal de Juventude, Afonso Tiago Nunes de Sousa, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann, e a pesquisadora na área de juventude e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Regina Novaes. Às 12h30, o grupo Mundaréu de Confusão realiza apresentação de dança. O grupo é formado por jovens e adultos de 15 a 35 anos, dentre eles, pessoas que já passaram por situação de vulnerabilidade social e buscam através da arte um incentivo ao empreendedorismo social. A partir das 14h30, no Hotel Gran Markise (Praia do Mucuripe), acontece a cerimônia oficial de abertura da Reunião.
Na terça-feira (01), às 09h, haverá a mesa-redonda sobre o tema “Como seu município pode acessar aos programas de juventude do Governo Federal”, com a participação do secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, o coordenador Nacional do Projovem Adolescente perante o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Alexandre Reis, e o coordenador geral de Empreendedorismo Juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Às 10h30, a programação estará voltada para as discussões sobre o balanço e perspectivas das gestões municipais.
No período da tarde, a partir das 14h30, os convidados irão se reunir para discutir a implementação, objetivos, funcionamento e agenda de trabalho do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude.
Mais informações com assessora de comunicação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, Clarissa Diógenes, nos telefones, (85) 3255.8375/ 8605.5939.
Programação
9h: TEMA: Juventude, mercado de trabalho e políticas públicas
Local: CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, n.º6417 – Barra do Ceará)
Resumo: O desemprego é um problema cada vez mais grave para os jovens entre 15 anos e 29 anos, que já respondem por 46% do total de indivíduos nesta situação no país. A qualidade da ocupação é outro problema sério – 50% dos ocupados entre 18 anos e 24 anos são assalariados sem carteira, porcentagem que se mantém em 30% entre os que têm de 25 anos a 29 anos de idade.
A dificuldade do acesso à escola e aos cursos profissionalizantes tem peso nesses dados, tendo em vista que apenas 48% das pessoas entre 15 anos e 17 anos cursam o ensino médio e somente 13% daquelas entre 18 anos e 24 anos estão no ensino superior.
A implantação de políticas públicas gerais, e também específicas, para combater os problemas citados, bem como maximizar as oportunidades de inserção econômica, social, política e cultural dos jovens se torna imperativo.
Coordenação: Afonso de Sousa, Secretário de Juventude de Fortaleza/CE
Convidados: Márcio Pochmann, presidente do IPEA e Regina Novaes, Pesquisadora do CNPq e ex Secretária Nacional Adjunta de Juventude e Presidente do Conselho Nacional de Juventude (2005/2007).
12h30: Programação Cultural – MUNDAREÚ DE CONFUSÃO
14h30: Cerimônia oficial de abertura da 56ª Reunião Geral
Terça (01/Dez)
9h Como o seu município pode acessar aos programas de juventude do Governo Federal
Resumo: Com a criação da Secretária Nacional de Juventude em 2005 vários programas voltados a juventude foram criadas parceria com outros Ministérios ligados a temática. Conhecer e debater a fundo estes programas torna-se imprescindível.
Convidado: Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude; Alexandre Reis, Coordenador Nacional do ProJovem Adolescente perante o MDS e Leonardo Muller, Coordenador Geral de Empreendorismo Juvenil do MTE.
10h45: Balanço e perspectivas das gestões municipais
Resumo: Troca de experiência dos acertos e erros implementados pelos gestores em seus municípios.
Coordenação: Adriano Pires, Coordenador de Juventude de São Leopoldo/RS
14h30: Fórum Nacional de Gestores de Políticas Pública de Juventude
Resumo: Debate acerca da implementação do Fórum, bem como seus objetivos, funcionamento, coordenação e agenda de trabalho.
Coordenação: Frente Nacional de Prefeitos – FNP e Secretária Nacional de Juventude.
Fonte: AVOL

Para Lula, “eleição” em Honduras pode incentivar golpes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a “eleição” presidencial em Honduras, afirmando que o reconhecimento do “pleito” pode encorajar outros “aventureiros” a promoverem golpes de Estado na América Latina.
Lula disse disse que o Brasil manterá sua posição “porque isso serve de alerta para outros aventureiros”.
“Se os países que podem… fazer gestos não o fizerem, não sabemos onde mais poderá haver um golpe”, disse o presidente no final do domingo, ao chegar para uma cúpula Ibero-Americana em Portugal.
“Então, minha opinião é que o Brasil não tem que reconhecer (a eleição). O Brasil manterá a posição porque não é possível a gente aceitar um golpe, seja ele militar, seja ele disfarçado de civil, como foi o golpe de Honduras.”
O ministro argentino de Relações Exteriores, Jorge Taiana, disse que “temos que enviar uma mensagem clara de que essas eleições não podem ter nenhuma validade”.
Com agências

Mudança de rumo: Deputado João Maia já teria batido o martelo na decisão de apoiar a pré-candidatura de Iberê

Foto: Divulgação
João e Iberê: apontando na mesma direção para a eleição de 2010

O deputado federal João Maia nega que já teria acertado seu apoio à pré-candidatura do vice-governador Iberê Ferreira.

Ele também insiste em dizer que sua pré-candidatura ao Governo do Estado pelo PR é prá valer.

Mas nos bastidores do processo sucessório estadual já se tem como favas contadas a decisão de João Maia de não mais disputar o Governo e de apoiar a pré-candidatura de Iberê.

É claro que João Maia ainda terá uma conversa com o deputado e amigo Robinson Faria antes de anunciar o seu novo posicionamento na sucessão estadual.

Uma fonte de Brasília disse ao blog que o deputado federal Henrique Alves estaria tendo participação decisiva na mudança de rumo de João Maia.

É que Henrique foi responsável por um dos mais importantes momentos na vida política do parlamentar seridoense.

Foi graças ao líder do PMDB na Câmara dos Deputados que João Maia foi indicado para uma das relatorias do Pré-sal.

O gesto de Henrique proporcionou a João Maia a oportunidade de aparecer positivamente no cenário político estadual e nacional, já que ele saiu arranhado do episódio envolvendo o ex-diretor do Senado, Agaciel Maia, que é seu irmão.

Outro fator que estaria pesando na decisão de João Maia em desistir de sua pré-candidatura e de passar a apoiar o nome de Iberê Ferreira é o fato do seu partido, o PR, integrar o Governo do presidente Lula, estando à frente de um dos mais importantes Ministérios – o dos Transportes.

Nos próximos dias João Maia terá uma conversa com Robinson Faria, quando deverá comunicar ao presidente da Assembléia Legislativa e pré-candidato a governador pelo PMN sua decisão de não mais disputar o Governo do Estado e de passar a apoiar a pré-candidatura de Iberê Ferreira.

Camarote Natal 2014 está quase pronto

Já está quase pronto o Camarote Natal 2014, que será o maior do Corredor da Folia durante o Carnatal 2009.
E que tem como sócios o deputado Fábio Faria e o ator global Bruno Gagliasso, responsável por trazer as celebridades para a festa.
Como a atriz-cantora Preta Gil, que se apresentará no domingo, dentro do camarote de 3 mil metros quadrados.
Na quinta-feira, primeiro dia de Carnatal, a atração será Bruno Gagliasso como DJ. Entre os DJs, estão na lista de atrações Dilvan, Puff, Gabiru, Sapão, Léo Cury e Rico Mansur.
O Trio Ternura, que tem o ator Thiago Martins como vocalista, também será uma das atrações.
Foto: Dinarte Mariz

Iberê comandou evento do PSB que filiou novos militantes em Carnaubais

O vice-governadorável Iberê Ferreira de Souza comandou a festa vermelha que tomou conta de Carnaubais neste domingo, durante a realização do Seminário de Formação e Atualização Política do PSB.
O evento que reuniu mais de 500, aconteceu no ginásio de esportes e reuniu militante, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes do PSB e de partidos aliados de toda a região do Vale do Assu.
Além do vice-governador e vice-presidente do partido, Iberê Ferreira de Souza, estavam presentes a deputada Márcia Maia e o vereador Adenúbio Melo, que trabalha para ingressar na Câmara Federal.
Durante o evento, cerca de 60 pessoas se filiaram ao PSB.
Fotos: Alberto Leandro

Iberê abonando fichas de filiação ao PSB

Wilma e Iberê juntos na festa dos 70 anos da Diocese de Caicó

A governadora Wilma de Faria chegou de surpresa a Caicó neste domingo, já que a viagem não estava na agenda.
Ela foi se encontrar com o vice-governadorável Iberê Ferreira, para juntos participarem da missa em ação de graças aos 70 anos da Diocese do município de Caicó.
A celebração, presidida pelo bispo diocesano Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, reuniu milhares de fiéis no Ginásio Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.
Estiveram presentes à missa os irmãos Costa: o prefeito de Caicó, Bibi, e o deputado Vivaldo.
Fotos: Alberto Leandro

Wilma e Iberê com o deputado Vivaldo Costa, o prefeito Bibi...

sábado, 28 de novembro de 2009

Wilma assinará 411 convênios de programa de combate à pobreza

A governadora Wilma de Faria vai ao Presépio de Natal, às 10 horas.
Para assinar 411 convênios do programa Desenvolvimento Solidário, de combate à pobreza rural.
Convênios que ultrapassam R$ 22,9 milhões, e que beneficiarão mais de 16 mil famílias do Rio Grande do Norte.
Vários prefeitos já confirmaram presença.
Os convênios que serão assinados hoje fazem parte da segunda fase do Desenvolvimento Solidário, que compreende os anos de 2009 e 2010, e que tem disponíveis para sua execução, recursos no total R$ 51 milhões.
51 mil famílias da zona rural de 165 municípios do Estado deverão ser beneficiadas.

Iberê faz discurso para prefeitos e lideranças durante assinatura de convênio

Enquanto a senadora-governadorável Rosalba Ciarlini se apresentava com cara e jeito de candidata, às mulheres filiadas ao DEM...
O vice-governadorável Iberê Ferreira discursava para prefeitos e lideranças de Natal e do interior, na solenidade de assinatura de mais de 400 convênios do programa de combate à pobreza.
Quer palanque melhor?
O espaço do Presépio de Natal, em Candelária, ficou lotado.
Fotos: Marlio Forte

Na mesa, a governadora Wilma ouvia o discurso do governadorável Iberê

Que falava sobre programas sociais para uma ruuuma de gente

Mídia tenta socorrer José Serra

José Serra vive um dos piores momentos da sua ambição presidencial. Ele só não perde noites de sono porque é notívago. Além do “fogo amigo” de Aécio Neves e do demo Rodrigo Maia, que criticam sua soberba, o governador também despenca nas pesquisas. Até o jornal O Estado de S.Paulo, que não esconde a torcida por sua candidatura, já constatou a péssima fase do tucano. Em artigo publicado nesta quarta-feira, o jornalão registrou, resignado, a queda de 20 pontos percentuais de José Serra nos últimos 11 meses, segundo a pesquisa Sensus/CNT.

Diante deste cenário tenebroso para o bloco liberal-conservador, a mídia golpista se assanha para tentar socorrer Serra. Somente nesta semana, ele já participou de dois programas de auditório. Para a apresentadora Luciana Gimenez, da Rede TV, o tucano falou por mais de uma hora, sem ser incomodado por perguntas embaraçosas. Parecia uma propaganda eleitoral “gratuita” do PSDB. Um dia antes, ele foi entrevistado por Ratinho, do SBT. Para não se antipatizar com a audiência popular destes programas, José Serra chegou a defender o Bolsa-Família.

Maratona midiática do tucano

“O Lula pegou os programas que já existiam, como o Bolsa Alimentação – que eu criei quando era ministro da Saúde –, o Vale Gás, etc., e juntou no Bolsa Família. Expandiu. Fez bem, correto. Ele pegou o negócio e melhorou. É o que eu vou fazer. Se eu for presidente, eu pego e melhoro”, afirmou o presidenciável desesperado, na maior caradura. O “entrevistador” Ratinho nem sequer questionou porque, então, PSDB, DEM e PPS vivem sabotando os programas sociais do atual governo, acusando-os de “populistas” e de “gastança pública”. Foi um típico show de auditório!

A maratona midiática de José Serra se intensificou após as recentes quedas nas pesquisas, o que evidencia a relação promíscua existente entre os tucanos-demos e os barões da mídia. Além das constantes aparições nas emissoras de TV, ele tem dado várias entrevistas às rádios e reforçou a sua presença na mídia impressa, opinando sobre quase tudo. Em artigo na Folha de S.Paulo, José Serra demonizou a visita do presidente do Irã, criticando as “alianças” do governo Lula. Sobre o golpe de Honduras ou as bases militares dos EUA na Colômbia, o tucano nada falou.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Garibaldi Filho anuncia que votará na ministra Dilma Rousseff para a presidência da República

O senador Garibaldi Filho anunciou que acompanhará o PMDB caso o partido decida mesmo pelo apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff à presidência da República em 2010.
“O PMDB deve apoiar a candidatura de Dilma Rousseff. E eu vou apoiar Dilma. Bastam as divergências locais existentes no PMDB”, disse Garibaldi em entrevista ao Jornal do Dia da TV Ponta Negra no início da tarde desta sexta-feira(27)
As divergências a que Garibaldi se refere dizem respeito ao racha no PMDB estadual em relação ao pleito para o Governo do Estado.
Com relação ao racha existente entre ele(Garibaldi) e o deputado federal Henrique Alves, o senador declarou isso acontece porque o PMDB não tem candidato a governador.
“O problema é que o PMDB não tem um candidato a governador”, enfatizou Garibaldi.
O senador reconheceu as divergências entre ele e Henrique Alves, mas ressaltou que dificilmente sua relação com o presidente estadual do PMDB será abalada.
“O que existem são divergências de ordem política. E por trás disso não há nenhum interesse menor. Por não existir interesse menor é que não acredito que a minha relação com Henrique sofrerá algum tipo de abalo”, afirmou Garibaldi.
O senador confirmou sua preferência pela candidatura ao Governo da senadora Rosalba Ciarlini, mas frisou que o martelo ainda não foi batido.
“Não bati o martelo, até porque ninguém bateu. Existe uma preferência minha pessoal pelo nome de Rosalba, mas nada ainda está definido.

Wilma de Faria – Sobre sua relação com Wilma de Faria, Garibaldi observou que politicamente essa relação está bem abalada.
“Não estamos no melhor momento”, disse Garibaldi.
O senador peemedebista declarou que apenas tem uma relação cordial e social com Wilma.
“E o respeito que temos por ela pela sua condição de governadora”, completou Garibaldi.

MDA implanta Sistema de Gestão Territorial no Rio Grande do Norte

No período de 30 de novembro a 04 de dezembro, será realizada a implantação do Sistema de Gestão Territorial e capacitação dos técnicos e usuários do Sistema do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária no Rio Grande do Norte. A iniciativa é objeto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, e a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA.

A implantação do SGT na SEARA contará com a participação de representantes da Unidade de Gestão do Programa, do MDA e da coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia.

Ex-prefeito de Mossoró vê preconceito contra Lula

O ex-prefeito de Mossoró Antônio Capistrano defende a liberdade de imprensa, mas é incisivo em relação a um segmento da mídia que em sua ótica promove campanha antiLula.

Ele comenta a postagem "A voz de Caetano Veloso", veiculada à tarde passada nesta página.

Leia abaixo o que o ex-prefeito comenta:

Concordo. A liberdade de crítica e de imprensa é fundamental na democracia.

Agora discordo do monopólio dos meios de comunicação, de uma mídia golpista, facciosa que engana o povo com a manipulação da informação. Essa, uma verdadeira ditadura midiática.

No caso da entrevista de Caetano, na Folha de São Paulo, eu discordo da maneira como ele tratou o presidente Lula. Hoje, podemos, aqui no Brasil, comparar um governo realizado por um acadêmico (FHC) e um governo de um trabalhador (Lula da Silva).

Claro que esse trabalhador tem toda uma formação adquirida na luta sindical, nos debates, nas conversas com intelectuais e especialistas de diversas áreas. Ele não é um analfabeto, principalmente não é um analfabeto político.

Não é por acaso que o presidente Lula é, hoje, um líder de grande prestigio mundial.

Na minha maneira de ver, o erro de Caetano não foi à crítica ao governo Lula, um direito de qualquer cidadão brasileiro, mas sim, a maneira debochada e de certa forma preconceituosa como ele tratou a figura do presidente da república.

Por Antônio Capistrano.

Senadores aprovam em 1º turno novas regras para o divórcio

O Senado aprovou nesta quarta-feira (25), em 1º turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 28/09) que suprime o requisito de separação judicial prévia por mais de um ano ou de comprovada separação de fato por mais de dois anos para obtenção do divórcio. A matéria, que ainda precisa passar pelo segundo turno de discussão e votação, recebeu voto favorável do senador Demóstenes Torres na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai à Câmara dos Deputados.

A proposta, conforme o relator, é lastreada pela exposição das condições sociais que culminaram, em 1977, com a Emenda Constitucional nº 9, que admitiu o divórcio no Brasil.

A PEC 28/09 altera o parágrafo 6º do artigo 226 da Constituição, determinando que o casamento civil possa ser dissolvido pelo divórcio. Pela atual redação da Constituição, o casamento civil só pode ser dissolvido pelo divórcio após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei ou com comprovada separação de fato por mais de dois anos.

Para o relator da matéria, perdeu o sentido manter tais pré-requisitos temporais de separação judicial e de fato para que seja concedido o divórcio, passados mais de 30 anos da edição da Emenda Constitucional nº 9.

- O que se observa é que a sociedade brasileira é madura para decidir a própria vida, e as pessoas não se separam ou se divorciam apenas porque existem esses institutos. Portanto, não é a existência do instituto do divórcio que desfaz casamentos, nem a imposição de prazos ou separações intermediárias o impedirão - afirmou Demóstenes Torres.

Projeto de redistribuição do ICMS: Em resposta à declaração de voto de Gustavo Carvalho, Luiz Almir diz que não vai aceitar pressão de ninguém

Na sessão plenária desta quinta-feira(26) o deputado Gustavo Carvalho antecipou o seu voto favorável ao projeto de redistribuição do ICMS pertencente aos municípios que tramita na Assembléia Legislativa.
“É uma declaração antecipada de voto, uma tomada de posicionamento em defesa da redistribuição do ICMS para salvar os pequenos municípios. Desde o primeiro momento sou favorável”, disse Gustavo.
Ele pediu que a Comissão de Constituição e Justiça, onde se encontra o projeto de lei há 60 dias, remeta a matéria ao plenário para discussão e votação.
Segundo o parlamentar governista, essa é uma luta de 149 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte e que respeita os que se opõem as modificações no sistema de distribuição.
Em resposta ao pronunciamento de Gustavo, o deputado Luiz Almir, relator do projeto, disse que na próxima terça feira(1º) vai apresentar o seu relatório.
Almir deixou claro que votará de acordo com sua consciência e não aceita pressão de prefeito e de ninguém.
“Vou votar com a minha consciência. Não vou me dobrar a pressão de ninguém”, afirmou o deputado-seresteiro.
Ainda sobre o assunto, o deputado José Dias disse ao blog que prepara uma emenda ao projeto de redistribuição do ICMS pertencente aos municípios.
Ele não detalhou o teor da emenda.

MPF processa Maluf e Tuma por ocultação de cadáveres na ditadura


http://blogdogusmao.com.br/v1/wp-content/uploads/2009/09/maluf.jpg São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo encaminhou hoje (26) à Justiça Federal duas ações civis públicas pedindo para que autoridades e agentes públicos civis da União, do Estado e do Município de São Paulo sejam responsabilizados por ocultações de cádaveres de opositores da Ditadura Militar (1964-1985).

Entre eles, são citados o ex-delegado da época e chefe do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Dops) e atual senador Romeu Tuma, o ex-prefeito de São Paulo e atual deputado federal Paulo Maluf, o ex-prefeito de São Paulo Miguel Colasuonno, o ex-diretor do Serviço Funerário Municipal na época Fábio Pereira Bueno e o médico legista e ex-chefe do necrotério do Instituto Médico Legal (IML) Harry Shibata.

O pedido do MPF é para que os cinco, que teriam contribuído para a ocultação e pela não identificação das ossadas de mortos e desaparecidos políticos dos cemitérios do Perus e de Vila Formosa, na capital paulista, sejam condenados à perda de suas funções públicas ou de suas aposentadorias. No entanto, mesmo que fossem sentenciados, os mandatos de Maluf e Tuma não seriam afetados, porque a Constituição impede a perda de mandato em ações civis públicas.

Outro pedido do Ministério Público é para que os acusados sejam condenados a reparar danos morais coletivos como pessoas físicas, mediante pagamento de uma indenização de, no mínimo, 10% do patrimônio pessoal de cada um. Essa indenização seria revertida para ações de preservação da memória sobre as violações aos direitos humanos ocorridos durante a ditadura.

A pena em dinheiro poderia ser diminuída caso os denunciados, se condenados em uma possível sentença, declararem publicamente os fatos que souberem relacionados ao período e que não são de conhecimento público.

Na ação - que foi proposta com base nos documentos e depoimentos colhidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Ossadas de Perus da Câmara Municipal de São Paulo, em 1990 - Tuma é acusado de não comunicar as mortes de opositores do regime aos seus familiares e Maluf, de ter construído o cemitério de Perus para enterrar os “terroristas”.

A segunda ação proposta pelo Ministério Público propõe que a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade de São Paulo (USP), a União, o Estado e mais cinco pessoas, a maioria delas composta por legistas, sejam responsabilizados pela demora e pela falta de recursos na identificação das ossadas de mortos e desaparecidos políticos localizados em valas comuns ou outros locais do cemitério de Perus.

“Em alguns casos, a ação aponta indícios de condutas intencionais para prejudicar os serviços”, diz nota do Ministério Público. Essa ação tem pedido de liminar e pede para que a União reestruture, no prazo de 60 dias, a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos e a dote de orçamento, pessoal e de um laboratório para se responsabilizar pelo banco de DNA de familiares.

Batido o martelo: Ney Lopes vende 95FM ao reitor Milton Marques

O mercado de comunicação de Mossoró está mais do que efervescido...
Depois da notícia da TV aberta disputada pelo marido da governadorável Rosalba Ciarlini...
O ex-deputado Ney Lopes bate o martelo com o reitor Milton Marques, que compra a 95FM.
Negócio fechado ontem por um preço que os envolvidos não falam, afirmando que o ‘segredo’ sobre preço está em uma das cláusulas do contrato.
Outra cláusula concede, por um período de dois anos, e sem custos, 15 minutos diários ao ex-donos da emissora.
Tempo que continuará sendo utilizado pelo vereador Ney Lopes Júnior, com o seu programa “Conversando com Ney Lopes Júnior”, com uma hora de duração e veiculado aos sábados e domingos.
Apesar do negócio já fechado, os ex-proprietários ainda estão fazendo um levantamento de questões trabalhistas...e ainda irão demitir os funcionários, para que os novos donos o contratem de novo...ou não.
 Outros grupos demonstraram interesse em conversar sobre a possibilidade de comprar a 95FM.
Entre eles, o grupo da governadora Wilma de Faria, o grupo da senadora Rosalba Ciarlini, a SimTV, e uma Igreja Evangélica de São Paulo.
O grupo religioso foi o que chegou mais perto de comprar, oferecendo a melhor proposta financeira.
Mas Ney Lopes optou por repassar a emissora a um grupo local.
E foi aí que o reitor Milton Marques entrou.

Participe da 14ª campanha um Natal Feliz

O incansável jovem Paulo César de Brito e demais Ong´s Cia de Dança Explosão Nordestina, Grupo da Solidariedade de Areia Branca e Grupo de teatros Renascer e Natureza do Riso, assume a responsabilidade pela realização da 14ª Campanha "Um Natal Feliz". As onze edições anteriores da iniciativa foram desenvolvidas pelo extinto 21º Grupo de Escoteiros do Mar José Pedro Filho (21º Gemar) com o objetivo de angariar donativos destinados às famílias carentes. Campanha natalina começou dia 20 de novembro e vai até 23 de dezembro. Nesse período, as ong´s ora citadas colocará nas ruas cerca de 50 jovens e adolescentes para coletarem donativos junto à comunidade da zona urbana. "O trabalho é de cunho filantrópico e tudo o que for arrecadado durante a vigência da campanha será revertido em prol dos mais necessitados", explica Paulo César de Brito, idealizador e coordenador do movimento.
Paulo César é militante do PCdoB.



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bancada do governo derruba projeto de Lairinho e aprova proposta idêntica do Executivo em seguida

Incoerência. Esta é a impressão de todos que estavam presentes à sessão plenária da Câmara Municipal de Mossoró em relação à bancada do governo.  
Ontem, os vereadores Cláudia Regina (DEM), Chico da Prefeitura (DEM), Flávio Tácito (PSL), Daniel Gomes (PMDB), Maria das Malhas (PSL), Claudionor dos Santos (PDT) e Ricardo de Dodoca (PDT) votaram contra o projeto do vereador Lairinho Rosado (PSB) e, em seguida, aprovaram outro com o mesmo teor de autoria do Poder Executivo.
O Regimento Interno da Câmara Municipal, no artigo 225, prevê que em caso de matérias que versam o mesmo teor deve tramitar a que chegou primeiro. No caso, a proposição de Lairinho, apresentada em 29 de setembro, deveria ser a escolhida, e a do Executivo, apresentada em 5 de outubro,  devolvida. Essa decisão chegou a ser tomada no dia 14 de outubro, com o aval dos seguintes vereadores governistas: Daniel Gomes (PMDB), Zé Peixeiro (PMDB), Ricardo de Dodoca (PDT), Maria das Malhas (PSL), Flávio Tácito (PSL) e Chico da Prefeitura (DEM). Na sessão que teve as ausências da líder do governo Cláudia Regina e do presidente da Câmara Municipal, Claudionor dos Santos, apenas Niná Rebouças foi contra a decisão. Ontem, ela reconheceu ter cometido um erro e se absteve de votar contra o projeto de Lairinho. Enquanto Zé Peixeiro se retirou do plenário durante a votação. Os demais mudaram de posição e permitiram que o projeto do Executivo tramitasse.
A líder do governo e o presidente da Câmara garantiram a tramitação do projeto, sob o argumento de que a proposição de Lairinho deveria ser uma lei complementar. Claudionor poderia utilizar o artigo 226, que possibilita a anexação de projetos que versam sobre o mesmo assunto, mas não fez.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Jório Nogueira, decidiu dar preferência ao projeto apresentado antes, mas encontrou dificuldades para designar relator, porque Cláudia Regina e Daniel Gomes se recusaram a aceitar o serviço. Sem opções, Jório se nomeou relator e promoveu a conversão para lei complementar. "Essa é uma prerrogativa da comissão, e nós fizemos com objetivo de aprovar o projeto respeitando o que reza o Regimento Interno. O que vejo aqui é uma tentativa de derrubar o projeto de Lairinho", frisou.
Mesmo assim, Cláudia insistiu na tese de que o projeto estava errado em sua denominação, o que irritou Lairinho: "Fico triste quando vejo uma colega distorcer a realidade para atender aos interesses do Palácio da Resistência. Ela poderia fazer essa modificação e não a fez. O Executivo tinha esse projeto desde janeiro e não o apresentou. Só fez isso quando apresentei o meu. A senhora sabe que esse projeto não tem nada de irregular ou inconstitucional. Foi amplamente discutido com integrantes do Sebrae", lembrou.
Ao final da sessão, Cláudia Regina reconheceu que poderia ter apresentado uma emenda modificando o teor do projeto. "Não ia inventar a roda se já tinha um outro projeto que contempla tudo", explicou.
Ainda na tentativa de convencer os colegas a não seguirem a liderança da bancada, Lairinho apelou para a valorização da Câmara. "Pergunto a vocês se vale mais a vaidade e pisar num colega ou aprovar um projeto que beneficia o povo? Isso é algo contra a minha pessoa. Peço aos colegas que não se deixem levar por interesses de outros", questionou. Genivan Vale (PR) e Francisco José Júnior (PMN) usaram também o mesmo argumento, mas não obtiveram sucesso, e o projeto foi derrubado por seis a quatro.
Na sequência, foi votado um requerimento extra pauta que solicitava a tramitação em urgência do projeto do Executivo que trata do mesmo assunto. A proposição foi aprovada por oito a quatro.
Diante da situação, Jório Nogueira tentou designar Lairinho como o relator do projeto, mas Claudionor colocou o projeto em votação. A oposição ainda lembrou que foi firmado um acordo na última terça-feira no qual só deveriam ser votados projetos com parecer escrito, o que não era o caso do projeto do Executivo. "A gente podia fazer a votação quando o relatório escrito estivesse pronto", sugeriu Jório Nogueira. O pedido foi em vão, e o projeto foi aprovado por unanimidade. "Meu mandato é do povo de Mossoró, que não aceita o cabresto do Palácio, que não respeita esta Casa. Estou orgulhoso porque somente com o meu projeto o Executivo permitiu esse benefício em favor do povo de Mossoró", concluiu Lairinho.

Unidade Potiguar está chegando ao fim

A Unidade Potiguar está prestes a ter seu fim anunciado. A informação de uma fonte ligada ao deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), já é comentada em todos os bastidores da política potiguar. O fim da aliança que sequer se consolidou tem a ver principalmente com a posição do seu último membro, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).

A criação da Unidade Potiguar — formada pelo PMN de Robinson, PR do deputado federal João Maia e parte do PMDB de Henrique — deu-se em agosto passado e tinha o objetivo de tentar pressionar a governadora Wilma de Faria (PSB) a abrir mão do visível apoio que ensaiava dar ao vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). As declarações à época deixaram isso muito claro: “Candidatura criada dentro de gabinete não tem apelo popular”, disse o deputado João Maia.

O tiro acabou saindo pela cultra. A governadora Wilma de Faria se sentiu encurralada pelo grupo e tratou de desqualificá-lo. Em evento público realizado em Natal, mandou o recado: “Existem alguns homens que por não conseguirem mandar nas mulheres, tentam emparedá-las, mas isso não acontece comigo”, disse ela, bem ao seu estilo.

O fato é que a Unidade Potiguar não vingou e o seu fim anunciado deve se concretizar já em dezembro. É que o deputado Henrique Alves não pretende seguir em frente com o projeto de viabilização de uma candidatura alternativa de Robinson, com o apoio de João Maia. Muito menos, aceita unir o grupo à candidatura democrata da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), a quem tem combatido veementemente nos últimos meses, inclusive trazendo dissabores familiares.

Projetos da Copa vão modernizar trânsito de Natal

Os   R$ 387,5 milhões, assegurados na última segunda-feira pelo Governo do Estado e Prefeitura de Natal, por meio do PAC da Mobilidade, trazem consigo a perspectiva de transformar em passado os gargalos do trânsito da capital. O Planejamento do Transporte para a Copa de 2014 em Natal conta com 16 intervenções, a serem realizadas com orçamentos que variam de R$ 75,4 milhões, como é o caso do entroncamento das avenidas Prudente de Morais com a Lima e Silva, a R$ 9,2 milhões, que é o caso da avenida Senador Salgado Filho. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza, em entrevista exclusiva à Tribuna do Norte, disse que serão feitos dois financiamentos, um da Prefeitura de Natal,  de R$ 297,5 milhões, e o outro do Governo do Estado, orçado em R$ 90 milhões. Será de responsabilidade do Governo a execução das obras nas vias estaduais, que abrangem as modificações na avenida Engenheiro Roberto Freire, Prudente de Morais e na via de acesso ao Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante. O resto ficará a cargo da Prefeitura. “O mais importante de ser sede da Copa é o legado que ela vai nos deixar. Esse será um exemplo concreto”, disse o vice-governador.

DivulgaçãoVice-governador Iberê Ferreira disse que o mais importante de ser sede da Copa do Mundo é o legado que ela vai nos deixarVice-governador Iberê Ferreira disse que o mais importante de ser sede da Copa do Mundo é o legado que ela vai nos deixar
O dono do dinheiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  (BNDES) foi camarada na fixação dos juros – de apenas 6% ao ano. Além disso, o prazo para pagamento da dívida, embora esta seja substancialmente elevada, também foi generoso – 20 anos. Os dois entes públicos terão que desembolsar uma contrapartida de 5% referentes a cada investimento.

Iberê Ferreira ressaltou ainda que, passado o período de consolidação dos recursos, a fase agora é de dar andamento aos projetos executivos, para posteriores abertura de financiamento, de licitação e execução das obras. “Até junho do próximo ano esses projetos já devem estar sendo iniciados”, afirmou. É determinação da Fifa que seis meses antes da Copa do Mundo de 2014 todas as intervenções estejam necessariamente consolidadas.

O projeto que prevê as intervenções estruturais no transporte urbano da capital, com vistas à realização de parte dos jogos da Copa do Mundo de 2014, tem quatro corredores prioritários. O plano elaborado tem início no terreno onde está sendo construído o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e segue pelo terminal rodoviário da Cidade da Esperança, Arena das Dunas e rede hoteleira.

As modificações mais substanciais serão feitas na área onde encontra-se o chamado complexo da Urbana – o projeto prevê a demolição do prédio do órgão municipal e também de um posto de gasolina; a área que liga a avenida Roberto Freire à Via Costeira e  o prologamento da avenida Prudente de Morais.

Somente com desapropriações, Estado e Prefeitura   terão um gasto de R$ 35.306.398,   o que corresponde a cerca de 9% do valor total dos recursos adquiridos junto ao BNDES. O complexo da Urbana detém o maior volume de valores a serem ressarcidos com desapropriações:   R$ 15 milhões.

Iberê Ferreira de Souza disse ainda que a governadora Wilma de Faria aguarda o anúncio dos demais projetos, já anunciados pelo Governo Federal, para alavancar as estruturas necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. “Estamos aguardando o PAC Segurança, PAC Saúde e PAC Saneamento”, frisou.

Hoje de manhã, a prefeita Micarla de Sousa e o secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Kelps Lima, realizam coletiva à imprensa para detalhar os projetos aprovados pelo BNDES e também para apresentar as ações a serem iniciadas pelo Executivo Municipal.

Comitê de Imprensa da Assembléia define data para eleição do Parlamentar do Ano de 2009

O Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa definiu a data da eleição para a escolha do Parlamentar do Ano de 2009.
Eleição irá acontecer no dia 8 de dezembro, no horário das 9 às 16 horas, na sala jornalista Alexis Gurgel, sede do Comitê.
De acordo com o edital, afixado na sede do Comitê, terão direito a voto os jornalistas que cobrem regularmente os trabalhos da Assembléia.
Em 2008 o Parlamentar do Ano foi o deputado Walter Alves(PMDB).

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

descontração

Charge de Bira para a Charge Online

Presidente do PT rasga elogios ao deputado Henrique Alves e diz que ele seria um bom candidato

Novo presidente do PT de Natal, o ex-vereador Fernando Lucena soltou o verbo, ontem à noite na 98FM.
Fez mil elogios ao deputado-líder Henrique Alves por ser um defensor do governo Lula...
“Temos que reconhecer, ele sempre defendeu o governo do presidente Lula”, disse Lucena, impressionado com o trânsito livre de Henrique nas esferas federais.
“Nessa questão dos suplentes de vereador, estive em Brasília e vi o poder que o Henrique tem”, declarou o petista, afirmando que, caso o candidato governista ao governo seja ele, terá sim, o seu voto e o seu apoio.
“Claro que voto. Se ele serve pra defender o Brasil nas questões do Pré-Sal, da refinaria, e de outras coisas, então por que não serve para ser candidato? Ele seria um bom candidato”.

Lucena chama Garibaldi de "come e dorme" e diz que Agripino não faz nada pelo RN

Já quando fala do PMDB do senador Garibaldi Filho, o presidente do PT-Natal só fez críticas...e sem ecnonomizar nos verbos.
“EM Garibaldi eu não voto. Nunca votei e não voto de jeito nenhum”, disse Lucena, nem um pouco satisfeito com a simpatia de Garibaldi à candidatura da democrata Rosalba Ciarlini ao governo.
“Henrique trabalha muito, mas Garibaldi não faz nada. Ele é um come e dorme, contador de piadas”, exagerou Lucena, que também atacou o senador democrata José Agripino.
“É outro que não faz nada pelo Rio Grande do Norte. Chamar a refinaria de ‘engodo’? Ele passou 8 anos defendendo Fernando Henrique, que só veio aqui uma vez mangar da gente...aí vem uma refinaria e ele diz que é um ‘engodo’? Pelo amor de Deus....”...
A entrevista de Fernando Lucena à rádio 98FM foi só um aviso.
O PT de Natal agora é outro...

Agnelo Alves prevê que Garibaldi ou Henrique tende a deixar o PMDB ao final da eleição de 2010

Para o ex-prefeito de Parnamirimm jornalista Agnelo Alves, as divergências entre o senador Garibaldi Filho e o deputado federal Henrique Alves poderá provocar um racha com conseqüências inimagináveis na relação política dos dois principais líderes do PMDB.

Uma dessas conseqüências, na opinião de Agnelo, é a saída de um dos dois políticos do PMDB depois do pleito de 2010.

“A tendência é quem perder o Governo do Estado deixar o PMDB”, disse Agnelo, no programa de rádio que apresenta todos os dias.

Agnelo se refere às divergências entre Garibaldi e Henrique quando ao processo sucessório estadual.

Garibaldi defende que o PMDB se alie ao DEM em torno da candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado.

Já Henrique luta para que o PMDB fique na base governista, apoiando o candidato do presidente Lula ao Governo, que deverá ser o vice-governador Iberê Ferreira.

JOVEM EMPREENDEDOR

O professor Julimar França, sociólogo dos bons que também é gerente de Gestão Ambiental do Município, apresenta a programação da 4ª Feira do Jovem Empreendedor, cuja abertura acontece nesta quarta-feira, 25. O evento é uma iniciativa do Projeto Despertar-Educação Empreendedora e tem como tema “Vença no maior jogo: o da vida”. Em Areia Branca as atividades envolvem as escolas estaduais Desembargador Silvério Soares e Conselheiro Brito Guerra, contando com a participação de 40 alunos e 2 professores coordenadores.

CNJ e TSE implantarão votos para presidiários

Rio  - O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) criaram uma comissão para “viabilizar o exercício do direito de voto aos presos provisórios e adolescentes sob regime de internação”. O grupo de 11 pessoas, presidido pelo ministro Arnaldo Versiani, que no TSE ocupa a vaga da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), tem 60 dias para concluir os trabalhos e propor alterações nas instruções para as eleições de 2010.

Assinada em 12 de novembro, a portaria saiu seis dias após os procuradores Regionais da República do Rio, Daniel Sarmento e Silvana Batini Góes, sugerirem ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o TSE para garantir o direito de voto. Este mesmo tema já vem sendo discutido em outros fóruns, como a Associação de Juízes para a Democracia.

Sarmento e Batini, procuradora Regional Eleitoral no Rio, defendem que o país viabilize de vez o direito cívico dos presos provisórios - hoje, em torno de 209 mil, segundo o CNJ - previsto na Constituição de 1988 e jamais adotado de forma sistemática. Ao saber da decisão conjunta do CNJ/TSE, Sarmento comentou: “Se for nos termos da lei para dar a todos os presos provisórios a possibilidade de votar, eu acho maravilhoso. O objetivo da representação estará plenamente atingido, não precisará de ação no Supremo.”

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Com greve da Civil, PMs são obrigados a comandar delegacias

A greve dos policiais civis e servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte deixou de “presente” para a Polícia Militar o comando das delegacias. Diante da paralisação de 48 horas, realizada nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24), os policiais militares foram obrigados a assumir a responsabilidade das unidades.

Na manhã desta terça-feira (24), a reportagem do Nominuto.com ligou para várias Delegacias Distritais e PMs disseram que desde ontem a maioria delas foi abandonada pelos colegas da Polícia Civil.

No 7º Distrito Policia, nas Quintas, por exemplo, três policiais militares passaram a noite de plantão tomando conta dos 58 presos da unidade. O mesmo aconteceu no 11º DP, em Cidade Satélite.

Em todas as unidades, os policiais militares disseram que não sabiam se nesta terça-feira haveria algum tipo de expediente. Apenas no 8º Distrito Policial, uma agente da Polícia Civil disse que deu plantão normal. No entanto, ela explicou que durante o dia de hoje a unidade estará fechada.

De acordo com informações da Polícia Militar, desde a manhã de ontem foi preciso fazer o deslocamento dos policiais para as unidades. São pelo menos 11 delegacias comandadas por policiais militares.

Tudo a seu tempo, com Iberê no governo

Fatos e declarações recentes, que vão se desencadeando, não deixam dúvidas: o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) está em plena pré-campanha a governo.
O episódio mais atual e ainda quentinho, que prova essa assertiva, é a entrevista coletiva de hoje ao meio-dia na Governadoria. Com status de governador, Iberê anunciou convocação de 650 pessoas (veja matéria mais abaixo) para as fileiras da Polícia Militar.
Dá resposta em forma de notícia auspiciosa aos apelos da sociedade, que clama por segurança. Ou seja, personifica uma medida popular.
Quem conhece bem o perfil e a história da governadora Wilma de Faria (PSB), sabe que ela nunca foi de dividir poder, partilhar prerrogativas do executivo e muito menos abrir mão de faculdades inerentes ao cargo que assumiu. É centralizadora e só houve antípodas para parecer generosa e democrática.
Porém tudo isso tem acontecido com Iberê, nome natural à sua sucessão. Prego batido, ponta virada.
O anúncio é uma questão meramente burocrática e de estrategia política.
Tudo a seu tempo.

Mensaleiros estão de volta

Notícia da noite nos telejornais.
A chapa que venceu a eleição para comandar o diretório nacional do PT, encabeçada pelo candidato lulista, José Eduardo Dutra, traz de volta à cena, 8 mensaleiros.
Com direito a José Dirceu retomar um posto de comando no partido.
Aff...

Álvaro Dias afirma que o PDT poderá apoiar Wilma em troca do apoio dela ao ex-prefeito Carlos Eduardo


Crítico ferrenho do Governo do Estado na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Álvaro Dias(foto) admite que o seu partido, o PDT, poderá apoiar a candidatura da governadora Wilma de Faria para o Senado Federal em 2010.

Mas apenas sob uma condição: se a governadora apoiar a candidatura do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, ao Governo do Estado. Carlos é o presidente estadual do PDT.

“Se o PSB apoiar a candidatura de Carlos Eduardo ao Governo o PDT não terá nenhuma dificuldade em apoiar a governadora para o Senado Federal”, diz Álvaro Dias em entrevista ao Jornal de Hoje, edição da tarde desta segunda-feira(23).

O presidente de honra do PDT lembra que o PDT, a exemplo do PSB, integra a base aliada do presidente Lula no Rio Grande do Norte.

Na opinião de Álvaro Dias, diante das divergências no sistema político governista no tocante à sucessão estadual, Carlos Eduardo poderá ser o candidato de consenso com o apoio de Wilma.

“Carlos Eduardo tem potencial eleitoral e é o nome melhor avaliado nas pesquisas entre os pré-candidatos da base do presidente Lula no Estado”, afirma Álvaro na entrevista ao JH.

E acrescenta: “Portanto, acho que dentro desse contexto Carlos Eduardo tem todas as condições para ser o candidato de consenso do sistema governista e o mais forte nome para disputar o Governo com chances reais de vitória”.

Mesmo o PDT fazendo oposição ao Governo Wilma de Faria, o ex-prefeito Carlos Eduardo não rompeu com a governadora Wilma de Faria ao assumir a presidência estadual do partido.
Ao contrário, Carlos tem mantido conversas com Wilma e, principalmente, com o vice-governador Iberê Ferreira, pré-candidato do PSB ao Governo.
Carlos também já descartou a possibilidade de o PDT se compor com o DEM, que tem como pré-candidata ao Governo a senadora Rosalba Ciarlini.
A entrevista de Álvaro Dias, sem dúvidas, é o fato novo do processo sucessório estadual neste início de semana.

PT rachado: Mineiro derrota Fátima Bezerra nas eleições do partido

No PT de muitas correntes, o deputado estadual Fernando Mineiro vai vencendo a deputada federal Fátima Bezerra.
Na eleição para escolha dos presidentes dos diretórios municipal (Natal), estadual e nacional do partido, Mineiro segue levando a melhor.
Em Natal, onde a apuração foi mais rápido, o ex-vereador Fernando Lucena, apoiado por Mineiro, obteve mais de 60% dos votos e foi eleito presidente, derrotando a ex-candidata a vereadora Tereza Freire, mulher do ex-vereador Hugo Manso.
Para o diretório estadual, deu segundo turno, com eleição já marcada para o dia 6 de dezembro.
E com o candidato de Mineiro, Eraldo Paiva, levando vantagem contra seu concorrente e candidato de Fátima, Olavo Ataíde.
Para a direção nacional do PT, mesmo até agora à noite as apurações ainda não estando encerradas, a vitória do candidato – de Mineiro – José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras, já é considerada certa.
Dutra é candidato de Mineiro e do presidente Lula.
O de Fátima foi o deputado Geraldo Magela...que amargava um terceiro lugar agora à noite.
E ainda se fala em PMDB rachado...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nova pesquisa CNT/Sensus: Avaliação positiva do presidente Lula atinge quase 80%



O crescimento de Dilma Rousseffcoincide com uma melhora na avaliação que o eleitor faz de Lula(foto), o que demonstra que o presidente parece mesmo ter grande condição de transferir a sua popularidade à sua candidata à Presidência.

Com relação à rodada anterior da pesquisa CNT/Sensus, em setembro, a avaliação positiva do presidente cresceu de 76,8% para 78,9%. “O povo vê melhoras na sua capacidade de renda e credita isso ao governo do presidente Lula”, avalia o presidente da CNT, Clésio Andrade.

A avaliação do governo como um todo também cresceu, de 65,4% para 70%.

A capacidade de transferência de votos foi testada pela pesquisa. Segundo a CNT/Sensus, 51,7% dos entrevistados disseram que votariam ou poderiam votar num candidato apoiado por Lula.

Por outro lado, apenas 17,2% afirmaram que votariam em alguém que tivesse o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Se a popularidade de Lula alavanca Dilma, a identificação de Serra com Fernando Henrique parece prejudicá-lo. Fernando Henrique aparece na pesquisa com um índice de rejeição de 51%.

A hesitação de Serra em afirmar-se de fato candidato, adiando a decisão, também é apontado pelo Sensus e pela CNT um fator que vem fazendo com que sua intenção de voto caia nas pesquisas.

Isso fica claro quando a pesquisa testa os votos espontâneos. Lula, que não pode disputar a eleição de 2010, lidera com 18,1%. Abaixo, vem Serra, com 8,7%. Dilma é a terceira, com 5,8%, seguida de Aécio Neves, com 4,2%, Ciro Gomes, com 2,6%, Heloisa Helena, com 1,4%, e Marina Silva, com 0,7%.

Nos cenários de segundo turno, Serra venceria Dilma, com 46,8% contra 28,2%. Dilma venceria de Aécio, com 36,6% contra 27,9%. Serra bateria Ciro Gomes: 44,1% a 27,2%. E Dilma também ganharia de Ciro: 35,1% contra 31,5%.

Iberê anuncia: 650 suplentes do concurso da PM serão convocados

O vice-governadorável Iberê Ferreira de Souza acaba de anunciar.
O Governo vai cumprir a Lei 250, que determina que o Estado tenha efetivo de 10 mil homens nos quadros da Polícia Militar.
Para isso está convocando 650 suplentes do último concurso da PM, que vêm lutando pela nomeação com o cumprimento da legislação.
Hoje o efetivo é de mais de 9 mil...e com a convocação, será fechado o quadro legal de segurança.
A Lei complementar 250 foi sancionada em 27 de junho de 2003.

Iberê vai anunciar medidas emergenciais na segurança pública

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza vai conceder uma entrevista coletiva à imprensa nos próximos instantes para anunciar a implementação de medidas emergenciais na área de segurança pública.

O governo ainda não divulgou o conteúdo do pronunciamento de Iberê. Neste momento, ele encerrou uma reunião com o secretário de segurança pública, Agripino Neto, e com o comandante da Polícia Militar, coronel Marcone Pinheiro, e se prepara para falar com os jornalistas.

Hoje a polícia civil do estado deu início a uma greve cuja principal reivindicação não é salarial, mas sim a retirada dos presos das delegacias de polícia e sua transferência para cadeias públicas e penitenciárias.

Lula admite racha nas bases estaduais, mas pede apoio a Dilma

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva admite um racha em sua base nos estados nas eleições de 2010. Em entrevista, após votar ontem (22) para a escolha dos novos diretores do PT. Lula afirmou que sua orientação é que a base se una para as eleições estaduais, entretanto, disse, “o que tem acontecido é que cada um olha sempre para o seu umbigo e prevalecem as questões dos estados”.

Lula ressaltou que, no caso da base governista não conseguir se unir nas eleições estaduais no ano que vem, o importante é que se mantenha coesa em torno da provável candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Por mais que tenha mais de um candidato, o importante é que se mantenham unidos em torno de Dilma”, afirmou.

O presidente reconheceu que dois palanques de partidos de sua base nos estados podem dificultar a a provável candidatura de Dilma Rousseff. Para Lula, é sempre difícil para um candidato a presidente fazer uma campanha nessas circunstâncias. “Parece fácil colocar no papel, mas na prática não tem como fazer dois discursos para dois candidatos diferentes”, disse.

Fonte: Agência Brasil

João Maia sobre Robinson Faria: "Eu nunca quebrei minha palavra"

Desfeita a confusão causada entre os deputados Robinson Faria e João Maia, por causa de uma entrevista à revista Foco, onde João teria dito que não apoiaria Robinson...
Explica daqui, explica dali...
E eis que a confusão foi causada por um release enviado à imprensa, falando sobre as novidades da revista.
E para garantir a notícia como ela é...
Eis que recebo do diretor da revista Foco, Marcus Cesar Cavalcanti, a pergunta e a resposta como elas estão publicadas na revista que estará nas bancas nesta segunda-feira.
Foco – O senhor continuará ao lado de Robinson Faria na sucessão estadual, independentemente das posições que ele vier a tomar?
João Maia – Eu nunca quebrei minha palavra. Ela é meu instrumento de trabalho. Agora, nós combinamos tomar decisão conjunta. Mas, se vamos estar juntos ou não, dependerá muito da conjuntura que se apresentar.

Prima do prefeito de Afonso Bezerra diz que ele "não manda" na cidade

Prima do prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra, a colunista da Tribuna do Norte, Liege Barbalho, abre o bocão.
E diz que, no município, tem secretário que ‘manda mais’ do que o prefeito.
Citando como exemplo o secretário de Administração, que negou a licença-prêmio que uma servidora da Prefeitura teria direito.
“Por perseguição política”, acusa Liege, lembrando que a servidora está sendo perseguida pelo fato de não ter votado em Jackson na eleição passada.
“A servidora é professora de uma escola da zona rural, ela está de licença-maternidade e quer estender a licença porque tem direito, para ficar mais tempo com o bebê”, explicou Liege.
A colunista diz que o secretário ‘que manda’ em Afonso Bezerra é, na verdade, funcionário da Prefeitura de Natal, e está à disposição do Município da região Central.
“É melhor que ele vá dar expediente em Natal”, disse Liege.
Que já tentou intervir em favor da servidora, mas não foi ouvida pelo prefeito.
“Ele não manda na cidade”....disse a prima de Jackson Bezerra.

Representante de Areia Branca chega à semifinal de "A Mais Bela Voz" 2009



Competindo com os vencedores do concurso “A Mais Bela Voz” 2009 das cidades de Tibau, Grossos, Porto do Mangue, Governador Dix-sept Rosado, Baraúna e Icapuí (CE) a representante de Areia Branca, Luana Priscila, conquistou ontem, 22, em Tibau, uma das vagas para disputar a semifinal do certame de calouros, em Mossoró entre os dias 4 e 6 de dezembro.
Luana Priscila venceu a etapa Areia Branca do concurso no sábado, 21, e ontem à noite ela  juntou-se aos demais candidatos vencedores nos seus respectivos municípios, que formaram o etapa classificatória do Pólo Costa Branca. Desses, dois seriam escolhidos para a semifinal do concurso, em Mossoró. Assim, além de Luana, passou para a etapa seguinte a representante de Porto do Mangue, Esmênia Costa.
Organizado pela Rádio Rural de Mossoró, o concurso “A Mais bela Voz” em Tibau contou com o apoio da prefeitura, que montou estrutura de palco na Rua Tubarão, próximo do Bar Brisa Del Mar. A festa dos calouros começou às 19h, sob a direção musical de Xavier Araújo.
Assim como em Areia Branca, o júri foi  composto por professores do Conservatório de Música Dalva Stella, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
As vencedoras da noite de ontem interpretaram as mesas músicas com as quais venceram o concurso em suas cidades. Luana Priscila, com a música “Como nossos pais”, de Belchior, e Esmênia Costa, com “O que eu faço amanhã”, de José Augusto, um grande sucesso na voz de Alcione.
A presidente da Fundação Areia Branca de Cultura (FUNDAC), Maria Edvanda Pereira, que acompanhou a representação local no evento de ontem à noite em Tibau, vibrou muito com a conquista, pois quebra um “jejum” de anos sem um candidato do Município chegando à reta final do concurso, com chances de vencer. “Vamos para Mossoró com a certeza de que temos candidato para disputar a final e trazer o título para Areia Branca”, ressalta, reconhecendo as qualidades da jovem cantora Luana Priscila, 15 anos, que encantou o público que lotou o largo da Rua Tubarão, noite passada, para aplaudir os candidatos que lá se apresentaram.

domingo, 22 de novembro de 2009

Wilma, Micarla e Iberê juntos na solenidade do Proerd

Depois da reunião de ontem, para tratar sobre Copa do Mundo de 2014...
A governadora Wilma de Faria e a prefeita Micarla de Sousa se reencontraram hoje...
Agora há pouco, durante a solenidade de formatura das turmas do Proerd, o programa do governo em parceria com o Corpo de Bombeiros, que visa evitar o primeiro contato de jovens estudantes com as drogas.
E onde a prefeita Micarla já ampliou a participação de escolas do Município, a partir de convênios firmados com a PM do governo Wilma...
Pois hoje as duas conversaram um bocado...
E até cochicharam durante a solenidade.
Micarla e Wilma se encontraram ontem...hoje...e viajam juntas, no mesmo voo, para Brasília na segunda-feira.
Onde participarão de uma reunião, também sobre Copa, no escritório de representação do governo do Estado.
Hoje, na solenidade do Proerd, quem também se chegou à dupla super-poderosa foi o vice-governadorável Iberê Ferreira de Souza.
Chamado por Wilma, sempre que as duas iam ser fotografadas juntas.
Fotos: Frankie Marcone

Wilma e Micarla...pose....


E conversas em off...

Prefeitura e Senai capacita os primeiros 25 alunos em mecânica a Diesel

A Parceria Prefeitura de Areia Branca e Senai capacitou os primeiros 25 alunos no curso de mecânica de motores a diesel em Ponta do mel. Foram 20 dias de aulas praticas e teóricas ministradas pelo professor Ayury do Senai. Na próxima Terça Feira 24-11 o mesmo curso será ministrado aqui na cidade. No encerramento do curso em Ponta do Mel estiveram presentes o Prefeito Souza, empresário Marcos da Salina Augusto Severo e o Secretário Toninho Cunha. No final do curso o aluno que tiver o melhor desempenho no aprendizado será contratado por uma empresa da area especializada em mecânica de motores a diesel.

Luana Priscila é a mais bela voz de Areia Branca



A estudante Luana Priscila é “A Mais Bela Voz” 2009 de Areia Branca. Neste domingo, 22, ela representará o Município na etapa da região do Pólo Costa Branca, que será realizado na cidade de Tibau reunindo os vencedores do concurso naquela localidade e em Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Governador Dix-sept Rosado, Baraúna e Icapuí (CE).
Interpretando a música “Como nossos pais”, composição de Belchior, Luana Priscila obteve a 7,86 e venceu o concurso “A Mais Bela Voz”  de Areia Branca, realizado ontem, 21, à noite, na Quadra de Esportes Nazir Pereira Júnior, no conjunto Cohab. Além do Troféu Oliveira Rocha (que foi o grande homenageado no ato) ela recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500. E ainda, o direito de representar o Município na etapa seguinte, em Tibau, hoje.

O segundo lugar no certame ficou com Nildenise Fernandes, que interpretou “Força estranha”, música de Roberto e Erasmo Carlos. “Nil”, como é chamada pelos amigos, faturou troféu e um prêmio de R$ 800. Em terceiro lugar, ficou a candidata Maura Batista cantando a música “Foi Deus”, de Ângela Maria. Ela também recebeu troféu e uma premiação de R$ 500.
O concurso foi muito prestigiado pelos populares, que lotaram a quadra. O prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), participou do evento ao lado de assessores e da cantora Amanda Costa, que foi a primeira “A Mais Bela Voz” do Rio Grande do Norte, título conquistado em 1968. Ela recebeu homenagem em dose dupla, já que ontem era a data do seu aniversário.
A comissão julgadora foi composta por Leopoldo Gualtieri, Maxwel Galvão e Gisele Lima todos graduados em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN.




sábado, 21 de novembro de 2009

Comissão aprova volta do diploma

Brasília (AE) - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, em votação simbólica, emenda à Constituição que restitui exigência de diploma de curso superior na profissão de jornalista. Para agilizar a aprovação no Congresso, a base aliada articula fazer um texto comum entre a proposta aprovada hoje na CCJ com emenda semelhante que tramita no Senado. “Vamos unificar as redações das duas emendas para votá-las ao mesmo tempo na Câmara e no Senado”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da proposta de emenda constitucional (PEC) na Câmara.

“Acho bom ser um texto só”, afirmou o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da PEC na Casa. Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator da emenda na CCJ do Senado, deu parecer favorável à exigência do diploma. A votação na CCJ ficou para a próxima semana. A emenda do Senado é mais abrangente. “O nosso texto está mais completo. O ideal seria que a Câmara adaptasse a sua proposta à nossa”, defendeu Valadares, que se reuniu com Pimenta. “As duas emendas não têm pontos contraditórios. Por isso, basta uns ajustes”, ponderou o petista, após o encontro.

Em vigor a partir de 1969, a obrigatoriedade do diploma para exercício do jornalismo foi derrubada em 17 de junho pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou a norma incompatível com a liberdade de expressão prevista na Constituição. A emenda do Senado abre espaço para a atuação de não jornalistas nos meios de comunicação.

João Maia critica "falta de projetos" de Rosalba para o RN

Para quem acredita no rompimento do deputado João Maia com o sistema governista, para apoiar a candidatura democrata da senadora Rosalba Ciarlini...
Não vai entender nadica quando ler a revista Foco que circulará segunda-feira.
A publicação traz uma entrevista do governadorável João Maia criticando a ‘falta de projetos’ de Rosalba para o Estado.
Na entrevista, João diz não acreditar na candidatura de Rosalba, por ‘desconhecer as propostas delas para o RN’.

Presidente rebate crítica de Caetano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu críticas do cantor Caetano Veloso que o chamou de analfabeto numa entrevista jornal “O Estado de S.Paulo”. “Eu queria ser economista ou advogado, que fala bonito”, afirmou Lula, em discurso na refinaria da Petrobras em Guamaré. “Jamais Caetano chamaria um advogado de analfabeto, (advogado) é um letrado”, destacou o presidente.
No discurso de improviso ontem em Guamaré, Lula também criticou o senador oposicionista José Agripino Maia (DEM-RN). Sem citar o nome do adversário, o presidente disse que, em 1993, quando Agripino governava o Rio Grande do Norte, a Petrobras furou um poço que tinha grande quantidade de água. E, como buscava óleo, a empresa sugeriu ao governador que colocasse uma bomba para aproveitar a água. José Agripino, segundo o relato do presidente, não colocou a bomba, segundo Lula. Em seguida, Lula chegou a ironizar o “coronelismo” potiguar. “Aqui tem coronel A, B e C”, disse. “É tudo parente.”

Presidente diz não temer oposição

Durante a solenidade de instalação da refinaria Clara Camarão, em Guamaré, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, criticou os adversários os quais, segundo ele, agem como “hipócritas” e criticam as ações que são realizadas pelo governo, mas “nada fizeram enquanto estiveram à frente de administrações no país”. Lula afirmou não ter medo da oposição e defendeu que haja alternância no poder para o fortalecimento da democracia, ao descartar a possibilidade de um terceiro mandato consecutivo.

Lula disse que o momento é impar para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e elencou uma serie de ações desenvolvidas no Estado. Ele citou que mais nove novos institutos de educação, ciência e tecnologia estão sendo feitos e também falou sobre a ampliação da Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa). “Pouco importa o que os adversários estão dizendo porque enquanto eles reclamam nós estamos fazendo”, afirmou.

Ele aproveitou o momento também para cobrar da governadora Wilma de Faria mais agilidade nos processos de licenciamento para a perfuração de novos poços. A líder pessebista, por sua vez, pediu mais atenção para a concretização das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Dois helicópteros levaram a comitiva que acompanhava o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Ele chegou à Guamaré na companhia da governadora Wilma de Faria e dos ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; e de Minas e Energia, Edilson Lobão. Entre as autoridades presentes, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e os deputados Fátima Bezerra (PT), Sandra Rosado (PSB), Fernando Mineiro (PT) e o oposicionista José Adécio (DEM). Também acompanhou o grupo o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e o prefeito de Guamaré, Auricélio Teixeira.

Entre os pré-candidatos do sistema governista, somente o correligionário da governadora Wilma de Faria se fez presente. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), chegou a aguardar a chegada do presidente Lula ao aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, mas não embarcou para o município do litoral.

Ex-prefeito de Sítio Novo terá que devolver mais de R$ 2 milhões

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Sítio Novo, Francisco Hudson Xavier Cunha, e a empresa Juacema Construções Ltda., a devolverem R$ 2.534.378,81 aos cofres do Tesouro Nacional.

Relatório do TCU aponta que a destinação dos recursos públicos federais repassados ao município, para a implantação da Adutora Serra da Tapuia, não cumpriu o plano de trabalho definido no convênio assinado com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas do Ministério da Integração Nacional.

Além da contratação, por dispensa de licitação, de empresa “laranja”, o ex-prefeito utilizou tubos de durabilidade e resistência à pressão inúmeras vezes inferior ― PVC no lugar de ferro dúctil ― e em menor quantidade e, ainda, realizou pagamento de itens não localizados na obra.

Cunha e a empresa terão que pagar, cada um, multa de R$ 50 mil aos cofres do Tesouro Nacional. O TCU autorizou a cobrança judicial da dívida e remeteu cópia do posicionamento à Procuradoria da República no Estado do Rio Grande do Norte, para as devidas providências. Cabe recurso da decisão. O ministro Augusto Nardes foi o relator do processo.

Com informações do TCU

Governadora sanciona aumento para magistrados

O Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem trouxe a sanção da governadora Wilma de Faria (PSB) ao projeto de lei complementar de n.º 402/09, que reajusta em 8,88% os subsídios dos desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do RN. Os magistrados do TJ potiguar passarão a ter por base em suas remunerações, a partir de consolidado o aumento, R$ 24.074,22 (desembargadores) e R$ 15.795,42 (juízes). Outros dois projetos, que elevam salários no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Assembleia Legislativa,  aguardam sanção governamental. Além destes, a matéria que concede auxílio- alimentação aos servidores do MP, no valor de 25% dos vencimentos, também aguarda parecer do Poder Executivo.

Na última terça-feira foi sancionado o projeto que reajusta salários no Ministério Público. Quinta-feira da semana passada os procuradores do Estado já tinham seus projetos sob a anuência da chefe do Executivo. Há a expectativa de que as demais matérias sejam sancionadas ainda esta semana. Os salários reajustados  no TJ, MP, TCE, AL e Governo do Estado serão elevados em 5%, retroativo a primeiro de setembro deste ano; e em 3,88%, após 1º de fevereiro de 2010.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lula recomenda candidato único ao governo na base

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou ontem que os partidos da base aliada cheguem a um acordo, no Rio Grande do Norte, para lançar candidato único, já no primeiro turno. Ele alertou que isso fortalece as legendas da situação na disputa com a chapa oposicionista, que provavelmente terá a senadora Rosalba Ciarlni como nome do DEM ao governo do Estado. “Há uma candidata adversária e nós temos que construir a unidade em torno de um candidato. Vamos ter que trabalhar para que saia uma única candidatura da base”, afirmou o presidente, ao conceder, no aeroporto Augusto Severo, uma entrevista a uma emissora de rádio local, momentos antes de seguir para Guamaré, onde participou da cerimônia de assinatura do termo de compromisso para expansão da refinaria Clara Camarão e início das obras para produção de gasolina na unidade.
O presidente evitou falar sobre o nome que ele considera como o mais adequado para disputar o governo do Estado. Hoje, quatro partidos que integram a base aliada do Palácio do Planalto admitem que têm pré-candidatos: o PSB, com Iberê Ferreira de Souza; o PR, com João Maia; o PDT, com Carlos Eduardo; e o PMN, com Robinson Faria.
“É preciso que eu tome cuidado ao dar palpite sobre as eleições nos estados”, disse o presidente. Ele afirmou que cabe aos partidos da base trabalharem para chegar a essa candidatura. E afirmou que confia na “competência e astucia” da governadora Wilma de Faria para articular na direção de unificar os partidos em torno de um candidato.
Ao falar sobre a atuação política depois que deixar a presidência, Lula afirmou que não vai interferir no mandato do sucessor e, ao mesmo tempo, procurou demonstrar confiança de que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff será a vencedora das eleições presidenciais no próximo ano. “Tenho a consciência de que um ex-presidente da República não pode dar palpite para quem está governando”, afirmou, “então se for eleita quem eu penso que será eleita, quero que ela crie seu modelo na presidência, sem ingerência de quem já passou pelo cargo”.
O presidente Lula também rebateu as críticas da oposição de que ele estaria viajando muito e de que é inadequada a presença da Dilma Rousseff nas inaugurações de obras públicas. “Houve um período em que Dilma estava trabalhando até três horas da manhã para fazer a regulamentação do setor elétrico. Agora que as obras são executadas, é justo que ela viaje comigo”, defendeu. Ele recomendou que os governadores do PSDB que são pré-candidatos à presidência evitem percorrer o país e fiquem mais nos seus respectivos estados. “Eles têm menos direito de viajar do que uma ministra que precisa fiscalizar as obras que coordenou”, disse.
Para o presidente Lula, o excesso de burocracia é, atualmente, o principal entrave para a agilidade dos projetos de infraestrutura do governo. Lembrou que, entre a decisão de realizar o investimento e começar a executar a obra, é necessário fazer os projetos básico e executivo, pedir as licenças ambientais, fazer a licitação, enfrentar os recursos judiciais das empresas que perdem a concorrência e apresentar justificativas ao Tribunal de Contas e à Controladoria. Mesmo assim, destacou, o aeroporto de São Gonçalo está em andamento, com a pista em fase de conclusão. “O dado concreto é que estamos com o Exército trabalhando. A pista está ficando pronta. Vamos começar a fazer o terminal”, disse.

Testes provam inviolabilidade do sistema eletrônico de votação

Agência Brasil - O sistema eletrônico de votação brasileiro foi considerado inviolável depois de diversos testes de invasão realizados , por especialistas entre os dias 10 e 13 deste mês, sob a coordenação do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral.

A experiência, que foi inicialmente sugerida pelo PT e pelo PDT, e depois encampada pelo Ministério Público, contou com trabalhos de profissionais da área da Tecnologia da Informação. Os participantes que submeteram ao sistema aos testes mais sofisticados foram premiados.

O primeiro deles, o consultor de Tecnologia da Informação na área de Segurança da Informação, Sérgio Freitas, recebeu R$ 5 mil. Ele concluiu que só seria possível captar os sinais eletromagnéticos de uma urna a 5 centímetros dela, "para que fosse possível eventualmente decodificar os sinais e saber o que foi digitado". Segundo ele, com essa distância, o equipamento estranho ficaria visível, pela sua estrutura física, o que não tornaria a experiência possível.

Para o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, os testes demonstraram que o sistema de votação adotado pelo Brasil "é confiável, sendo um fiador da legitimidade do processo eleitoral, assegurando a soberania do voto". Ele destacou que é um sistema de fácil manejo, rápido e absolutamente seguro, pelo que está demonstrado.

O ministro Ricardio Lewandowski afirmou que o TSE vai redobrar a atenção ao lacre das urnas, porque é o único atrativo para quem quer burlá-las. Os testes feitos pelos chamados “hackers do bem" que testaram o sistema, sob sua coordenação, no entanto, não conseguiram retirá-lo sem danos.

Os testes foram realizados com a presença de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os demais premiados foram Fernando Andrade Martins de Araújo e a equipe da Controladoria Geral da União, em segundo lugar, Antônio Gil Borges de Barros e a equipe da Cáritas Informática, em terceiro. Os prêmios foram de R$ 3 mil e R$ 2 mil.

Diabetes está matando mais no Brasil

Cada vez mais pessoas estão morrendo de diabetes, fato que é atribuído pelo Ministério da Saúde ao aumento de pessoas com excesso de peso.

Em 1996, as mortes pela doença eram de 16,3 habitantes em cada 100 mil, taxa que passou para 24 a cada 100 mil em 2006. Os dados se referem à população entre 20 e 74 anos.

O aumento ocorre principalmente entre os homens com mais de 40 anos, 2,3% ao ano, em média, considerado todo o período. Entre as mulheres da mesma faixa etária, o crescimento foi de 1% ao ano.

O retrato é tímido, já que se refere somente às mortes que tiveram o diabetes como principal causa (indicadas assim no atestado de óbito), não levando em consideração as doenças decorrentes dela.

Justiça Federal condena ex-prefeito de Caicó

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou o ex-prefeito da cidade de Caicó Nilson Dias de Araújo a cinco anos e 10 meses de detenção, pena que passará a ser cumprida, inicialmente, em regime semi-aberto. A decisão foi do Juiz Federal Jailsom Leandro, titular da 9ª Vara Federal, em Caicó.
O ex-gestor foi acusado pelo Ministério Público Federal de desviar recursos públicos, que foram depositados pelo Governo Federal destinados a um convênio da construção de casas populares.
O outro condenado na sentença é Rui Álvares de Faria, que coordenava o programa Habitar-Brasil. Ele deverá cumprir pena de cinco anos, inicialmente em regime semi-aberto. Os dois réus recorreram da sentença e, por isso, respondem em liberdade.
A acusação a que respondem é que em dezembro de 1997, por intermédio da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Caicó recebeu R$ 240 mil destinados a obras de melhorias de casas populares. Segundo o Ministério Público Federal, além da construção não ter sido concluída, foi comprado material em excesso para o suposto serviço.
Na sentença, o juiz federal Jailsom Leandro observou que houve crime já que foram adquiridos material em lojas que não ganharam o processo licitatório. “Quanto à materialidade do crime, vejo que a mesma está devidamente comprovada. Conforme o laudo constante às fls. 542/580, durante a execução do contrato de repasse foram realizadas sete licitações, sendo vencedoras as seguintes empresas: Armazém Zezão, COMAG Material de Construção, A Cal Seridó, Madeireira Nordestina, Distribuidora de Ferragens Seridó Ltda. e Distribuidora de Madeiras Itans Ltda. No entanto, folheando os autos, verifica-se que houve a aquisição de materiais de construção de diversas empresas que não foram vencedoras dos processos licitatórios”, escreveu o magistrado na sentença.
Ele destacou que não há dúvidas sobre o dolo dos réus. “O dolo de dispensar as licitações está comprovado, eis que os réus, estranhamente, e sem nenhuma explicação, após a realização de licitações iniciais, deixaram de realizá-las para as compras de inúmeros itens, adquirindo-os sem licitação das diversas empresas enumeradas (12 empresas, 31 compras)”, frisou o juiz.

* Fonte: JFRN.

CASA DO ANCIÃO

A Casa do Ancião Rita Fernandes de Souza está em festa Nesta sexta-feira, 20, pois completa 25 anos de funcionamento. Muitas surpresas estão sendo preparadas para lembrar a data. Inclusive foi produzido um documentário contando a trajetória do abrigo com depoimentos de ex-dirigentes e pessoa que foram importantes para  a manutenção da prestação de serviços aos idosos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Guamaré: Lula quebra o protocolo e fala ao celular com pai de funcionária da Petrobras


Lula atendeu ao pedido de uma funcionária da
Petrobras e falou ao celular com o pai dela

Na visita que fez à refinaria Clara Camarão, em Guamaré, nesta quinta-feira(19), o presidente Luís Inácio Lula da Silva quebrou o protocolo e saiu da programação prevista para falar com o pai de uma funcionária da Petrobras pelo telefone celular.
A funcionária é Andréia Cavalcante.
Pouco tempo após Lula desembarcar na cidade e começar a visita pela refinaria, Andréia abordou o presidente para passar a ele o telefone celular com o pai dela na linha.
Lula não contou conversa. Pegou o celular e falou com o pai da funcionária por alguns instantes.
Para delírio da funcionária e de todos os que estavam presentes à solenidade.
Este é o Lula que o povo conhece.

Lula ataca oposição e diz que ninguém investiu mais que ele no RN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não veio com clima tão amistoso para o Rio Grande do Norte. Durante a assinatura da ordem de serviço da refinaria Clara Camarão, nesta quinta-feira (19), Lula, além de falar da importância da obra, disparou contra os adversários políticos, aos quais até se referiu como hipócritas.
Falando sobre a importância da refinaria, Lula afirmou ela representava um salto no desenvolvimento do estado e que a população deve ter orgulho da obra, que será de grande importância para o Rio Grande do Norte. Na opinião do presidente da República, os membros da oposição criticam a refinaria porque não conseguem apontar falhas na administração do país.
“Os adversários têm problemas, porque eles vão ter que encontrar um assunto para discutir com a gente e não têm”, ironizou o presidente.
Lula enalteceu também as demais obras que viabilizou no estado, como as novas nove unidades dos Institutos Federais de Tecnologia e a ampliação da Universidade federal do Semi-Áriodo (Ufersa). Na opinião do presidente, os adversários políticos, enquanto governaram o país e o estado, não fizeram frente aos investimentos atuais do governo federal.
“Eles poderiam ter feito isso antes e não fizeram. Eles são aqueles que quando têm comida no prato não lembram de quem tem fome. Todos juntos não investiram mais no Rio Grande do Norte e nos outros estados do que o atual governo”, gabou-se o presidente,
O presidente também cobrou de Wilma mais rapidez na concessão de licenças ambientais para a perfuração de novos poços de exploração da Petrobras. De acordo com o presidente, esse é um problema sério no Rio Grande do Norte e que pode prejudicar a geração de mais riquezas no estado com a exploração de Petróleo.

Deputado diz que Garibaldi vai prejudicar Henrique se apoiar Rosalba

O Deputado Estadual Nélter Queiroz (PMDB) continua disparando contra Garibaldi Filho (PMDB) devido à postura do senador em apoiar a candidatura de Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo do estado. Desta vez, o deputado afirma que Garibaldi irá prejudicar o projeto de Henrique Eduardo Alves (PMDB) de presidir a Câmara dos Deputados em 2011 caso o senador mantenha o apoio à democrata. Nélter afirma, inclusive, que Garibaldi foi presidente do Senado como forma de compensação por parte do PMDB.
Defensor da aliança do PMDB com a base governista de Wilma de Faria, Nélter Queiroz acredita que ainda é muito cedo para se ter a ideia de que Henrique e Garibaldi estarão apoiando candidatos a governador diferentes. Mesmo com a consulta jurídica que os principais líderes da legenda fizeram para saber como apoiariam candidatos distintos, Nélter acredita que é cedo para haver uma definição.
“Como já disse, eu estou com o mesmo pensamento de Henrique. Defendo a aliança com os partidos aliados à base do presidente Lula tanto na majoritária quanto na proporcional. E com certeza não teríamos problemas. Mas ainda é muito cedo para uma definição e acredito que o grupo deve lutar pela união. Temos que ter cautela”, disse Nélter.
Sobre as consequências de um apoio de Garibaldi a Rosalba, Nélter acredita que o maior prejudicado poderá ser o deputado federal Henrique Alves. O motivo é a intenção do deputado em disputar o comando da Câmara dos Deputados e, com o apoio de Garibaldi a uma candidatura do DEM, a eleição de Henrique ficaria mais difícil.
“Henrique poderá pagar um preço alto com o apoio de Garibaldi a Rosalba, porque o deputado é cotadíssimo para ser o presidente da Câmara em 2011 e, com o apoio de parte do PMDB ao DEM, isso será difícil”, analisa o deputado.
Indo mais longe, Nélter garantiu que a eleição de Garibaldi ao Senado foi fruto, também, da articulação do deputado Henrique Alves e que o PMDB compensou o senador pela derrota que sofreu na eleição de 2006.
“Garibaldi foi presidente do Senado por uma compensação. Ele teve uma eleição para o governo frustrada e o partido deu essa mão para ele ter uma recompensa, devido à derrota. Ele (Henrique) trabalhou para Garibaldi ser o presidente do Senado, e Garibaldi pode acabar atrapalhando Henrique. Temos que observar o que passou e o que está por vir”, acredita Nélter.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Criação do Município de Areia Branca data de 1892


Panorâmica do Cais Tertuliano Fernandes com as embarcações da época

O município foi criado pelo Decreto Estadual de 16 de fevereiro de 1892, numa Resolução da Junta Governativa, desmembrando de Mossoró, ocorrendo sua instalação em 31 de março do mesmo ano. Em 24 de Outubro de 1927, a sede municipal foi elevada da categoria de cidade, pela Lei 656.

O decreto nº10, de 16 de fevereiro de 1892, da junta Governativa do Estado que fora aclamado pelo povo, Exército e Armada, eleva a povoação de Areia Branca ao predicamento de Vila, sede do novo Município. O decreto nº10, de 16 de fevereiro de 1892, da junta Governativa do Estado que fora aclamado pelo povo, Exército e Armada, eleva a povoação de Areia Branca ao predicamento de Vila, sede do novo Município. E a 31 de março deste mesmo ano, numa festiva solenidade, foi instalado o município de Areia Branca e tomaram posse os intendentes nomeados, perante o Presidente da Intendência de Mossoró, Manuel Cirilo dos Santos, vindo especialmente para presidir as solenidades de instalação do novo município.
A Junta Governativa do Estado nomeou Intendentes Municipais os Sr. Augencio Virgílio de Miranda, João Vicente Filgueira, Manuel Lúcio de Góis, Alexandre Soares do Couto e André Filgueira Leão. Entre estes novos intendentes foi escolhido para presidente o cidadão Augencio Virgílio de Miranda. Foram empossados de conformidade com o Decreto nº13, de 4 de Agosto de 1892, assinado pelo Sr. Governador do Estado.
Realizou-se no dia 11 de setembro, em Areia Branca, a eleição para Intendentes Municipais e Juiz Distrital, sendo eleitos Augêncio Virgílio de Miranda, Alexandre Soares do Couto, Manuel Liberalino de Oliveira, Sabestião Selíes de Mendonça, João Vicente Filgueira, Jesuíno Ferreira e Jeremias da Rocha Nogueira. Todos foram empossados nos seus cargos no dia 2 de outubro de 1892. Foi eleito e continuou no cargo de Presidente Intendência, Virgílio Augêncio de Miranda.
A cidade de Areia Branca é uma ilha, cercada de salinas e gamboas, por todos os lados, situada à margem direita do rio Mossoró. Passando nas Pedrinhas e, ao largo da praia do Upanema, a estrada penetra na cidade pela antiga Ilha, onde se localizavam, outrora, pequenas granjas que recebiam o nome genérico de “cercados’”.

Informam os historiadores que, por volta de 1860/1870, o território da futura cidade ainda era todo coberto por uma espessa mata de imburanas, quixabeiras, espinheiros e outras espécies vegetais. Com a seca de 1877, legiões de flagelados invadiram a ilha e devastaram toda a vegetação, a fim de construir casebres onde passaram a morar.

Com a devastação da mata, o solo ficou exposto à erosão dos ventos que levantava nuvens de pó e as transformava depois em pequenas dunas de areia, que alcançavam às vezes até dois metros de altura. Fenômeno interessante, decorrente dessa ação eólica, ocorria com o morro do Pontal, localizado à entrada da barra do rio Mossoró. Periodicamente, o morro desaparecia da paisagem, para reaparecer anos depois, como num passe de mágica. Os mesmos ventos que levavam, traziam-no de volta.