sábado, 6 de junho de 2009

Longevidade


Levar uma vida mais saudável, incluindo a prática de esportes, permite transformar a terceira na melhor idade.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1980 existiam cerca de 16 idosos para cada 100 crianças. No ano 2000 essa relação praticamente dobrou, passando para quase 30 idosos por 100 crianças. A queda na taxa de natalidade ainda é a principal responsável pelas estatísticas, mas a longevidade vem contribuindo para o aumento de idosos na população.

Serguei Alexandrov, 60 anos, é a prova de que a combinação de hábitos saudáveis e exercícios físicos é a fórmula para viver bem depois dos 60. O ex-bailarino russo dançou até os 42 anos na Companhia Tchaikovsky e há dez mudou-se para Brasília. Hoje ele dá aulas de balé numa academia de dança da cidade. Antes de ir para o trabalho, ainda pratica judô e nada 2000 metros.

De acordo com Serguei, o segredo para tanta disposição está na força de vontade. “Já me disseram que eu preciso diminuir. Não, eu preciso fazer mais. Tenho coração novo, sempre tive. Agora, preciso é lutar para manter a minha saúde”, afirma.

É numa combinação de português e russo que o ex-bailarino ensina seus alunos. E a turma aprova a didática e a performance do professor: “Ele é bem melhor que muitos de 30. É bastante alongado e muito ativo”, conta o estudante e bailarino Felipe Soares.

“Tem gente da idade dele que não tem toda essa energia, essa vontade de dar aula. E isso é muito bom. Passa toda essa energia pra gente, essa vontade de crescer”, acrescenta a estudante e bailarina Hayanne Rocha.