sexta-feira, 17 de julho de 2009

Lula participou do 51o. Encontro Nacional da UNE

O Presidente Lula participou do 51o. Encontro Nacional da UNE (União Nacional dos Estudantes) acompanhado de uma comitiva de 11 ministros e do reitor da UNB, José Geraldo de Sousa. Em 72 anos de existência essa é a primeira vez que um Presdente da República participa de um congresso da UNE.

Mais de 3.000 estudantes ouviram o presidente que prometeu falar pouco, mas fez um grande discurso pontuando as reinvidicações dos estudantes, principalmente, quanto ao PROUNI e a resposta do governo as famílias dos desaparecidos políticos durante a ditadura.

Um fato interessante é que os estudantes enquanto esperavam a chegada do Presidente alternavam gritos de guerra apresentado se dividindo quanto a preferência política. Um grupo gritava: "Brasil Urgente / Ciro Presidente" e outro respondia: Olê, Olê, Olá / Dil-ma / Dil-ma.

É muito bom ver o movimento estudantil se rearticulando e monstrando sua força e, sobretudo, discutindo o futuro do Brasil. Além de colocar em movimento uma grande massa de formadores de opinião que serão os futuros trabalhadoras e trabalhadores, políticos, gestores públicos, empresários... desse imenso Brasil.