segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Prosseguem os ensaios do projeto que representará município no Festuern


“Educarte: Uma lição de cidadania” é o título do projeto que mescla dança e teatro com o qual a Escola Municipal Professora Geralda Cruz representará Areia Branca no VII Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (VII Festuern). Ainda de Areia Branca, foi selecionado o projeto “Deusa negra”, da Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz.

Sobre o projeto da Escola Geralda Cruz, o autor, coordenador e diretor Ageu Costa informa que o espetáculo teatral terá a dança como destaque. O elenco envolve cerca de 20 alunos do estabelecimento de ensino selecionado, que estão ensaiando às segundas e quintas-feiras das 17h às 19h, na Fundação Areia Branca de Cultura.

Segundo Ageu Costa, que é Coordenador de Artes Cênicas da Fundação de Cultura, o festival que estava previsto para a segunda quinzena deste mês, foi adiado para o período de 15 a 25 de outubro. A programação será realizada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró.

Além das duas escolas selecionadas de Areia Branca, o festival contará com a participação de outros 38 estabelecimentos de ensino da rede pública de várias cidades potiguares, bem como seis grupos de teatro universitário, oito de dança e dois de música, totalizando a participação de 56 equipes no evento.

Dos grupos selecionados estão o “Filosofart”, da Uern/Mossoró, e os “Desbravadores da Arte”, da Uern/Macau. Entre as escolas, este ano haverá participações de Assú, Areia Branca, Patu, Pendências, Alto do Rodrigues, Apodi, Guamaré, Currais Novos, Angicos, Upanema e Mossoró.

Entre os objetivos do evento, está a promoção, difusão e divulgação das manifestações artístico-culturais como bens sociais indispensáveis à formação integral da pessoa humana tomando-se como base a valorização da escola e da universidade como espaços de produção de cultura e de conhecimento.