quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PRESIDENTE LULA INAUGURA HOJE INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO RN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, por volta das 10h30. Ele seguirá com destino ao município de Ipanguaçu, onde inaugura sete campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) através de videoconferência.

Serão beneficiadas além de Ipanguaçu as cidades de Macau, Apodi, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

O interior do Rio Grande do Norte foi beneficiado com investimentos na ordem de R$ 5 milhões para a abertura de 1.200 vagas em cada um dos IFRNs. Em 2002 eram cinco escolas com cursos profissionalizantes no Estado, agora serão 14 contando com os outras que já foram inauguradas.

Em todo o país estão sendo investidos R$ 1,1 bilhão para construir 214 IFRNs em sete anos. "De 1909 a 2002 o país construiu 140 escolas. Só o governo Lula construiu 214. Até 2014 a projeção é chegar a 500 mil alunos nessas escolas", afirmou Getúlio Marques Ferreira, secretário substituto de educação profissionalizante do Ministério da Educação em coletiva de imprensa realizada ontem em Mossoró.

Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira destacou a importância de se interiorizar a educação profissionalizante. "Os IFRNs vão chegar a 10 mil matrículas. Se fosse tudo concentrado em Natal já seria um ganho, mas no interior é ainda mais significativo porque será um fator para atrair indústrias interessadas em mão-de-obra qualificada. Vejam o caso de Mossoró que qualifica profissionais para atuarem na área do petróleo", frisou.