terça-feira, 18 de agosto de 2009

Máfia dos Combustíveis: Fernando Freire e outros acusados serão julgados Hoje


As 13 pessoas acusadas de corrupção ativa e passiva, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em um esquema que foi batizado como a “Máfia dos Combustíveis” serão julgadas nesta terça-feira (18). Entre os envolvidos estão o ex-governador Fernando Antonio da Câmara Freire Fernando; o ex-secretário estadual de Tributação, Márcio Bezerra de Azevedo; um irmão da governadora Wilma de Faria (Fernando Antônio de Faria); e um genro dela (Carlos Roberto do Monte Sena).
Além deles, outras nove pessoas são acusadas de atuarem em dois esquemas relativos à concessão e manutenção de regime especial de tributação em favor da empresa American Distribuidora de Combustíveis Ltda., o que gerou um prejuízo ao Estado de quase R$ 66 milhões.
Os 13 acusados são: Fernando Freire, Márcio Bezerra de Azevedo, Jadilson Berto Lopes da Silva, Amadeu Moreira Ribeiro de Carvalho, Jorge Lopes Vieira, Aldemir Pereira da Rocha, Izenildo Ernesto da Costa, Raimundo Hélio Fernandes, Fernando Antônio de Faria, Carlos Roberto do Monte Sena, Rezenita Fernandes Forte, Manoel Duarte Barbalho de Carvalho e Marinaldo Pereira da Silva.
Com a decisão, o magistrado possibilitou a sociedade de tomar conhecimento em relação às ações dos administradores públicos, eleitos ou nomeados, que oportunizaram a concessão e manutenção de regime especial de tributação no escândalo que virou notícia nacional.