terça-feira, 22 de setembro de 2009

Betinho Rosado ressalta as potencialidades do Nordeste no setor energético





Em sua participação no Congresso para a Geração de Energia & Negócios no Nordeste (COGENN 2009), que está sendo realizado em Natal, o deputado federal Betinho Rosado (DEM) distinguiu a região pela riqueza e variedade de seus recursos energéticos.

Ele citou as boas reservas provadas de gás natural e petróleo, bem como a expressiva produção de gás natural, a qual correspondeu a 29% da produção do Brasil em 2007.

No setor elétrico, Betinho lembrou que a região responde, atualmente, por 23,6% da capacidade de geração de energia elétrica instalada. Disse ainda, em relação à diversificação da matriz energética, que foram implantadas usinas termelétricas a biomassa e intensificou-se o aproveitamento da energia eólica.

"Hoje, já existem 24 usinas eólicas em operação na região, distribuídas nos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, sendo a potência total dessas usinas de aproximadamente 275MW", enfatizou Betinho.

Para Betinho, o papel da Região Nordeste no cenário energético já é relevante no presente e deverá ganhar importância no futuro.

Segundo o parlamentar do DEM, bastam ajustes no marco legal referente à geração e contratação de energia e a concessão de incentivos fiscais.