segunda-feira, 28 de setembro de 2009

À beira de um ataque


Com a revelação de mais uma instalação nuclear, Israel e os EUA se preparam para um ataque contra o Irã que poderá acontecer caso o país não volte atrás na ambição atômica.
A hora da verdade está chegando para o Irã. Em algum momento entre o fim deste ano até o meio do ano que vem. É o que afirmam especialistas americanos e israelenses depois que o país dos ayatolás foi acusado de possuir uma instalação nuclear secreta perto da cidade de Qom, ao norte de Teerã. O Irã deverá ser atacado? Se isso acontecer, certamente será uma operação israelense. É pouco provável que o presidente Barack Obama seja o primeiro a enviar caças americanos para Natanz, onde fica a instalação nuclear “oficial” do Irã.

Nos últimos meses, militares e civis vêm trabalhando com apenas com uma possibilidade: de que a força aérea israelense é capaz de executar a missão. Até porque desde a entrada do chefe maior das forças de Israel, general Gabib Ashkenazi, a mentalidade e a habilidade do exército mudou, e pra melhor. As operações são mais elaboradas. De fato existe um comandante, que deixou claro esta semana que o objetivo não é liquidar o Irã, mas “baixar a bola”. Se o ataque acontecer e atrasar o programa nuclear iraniano, então o general estará satisfeito e o governo isralense também, que considera a questão iraniana muito mais séria e imediata do que a longa disputa por terras com os palestinos e o mundo árabe.