segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Para PCdoB, PT edita novo acordão para 2010

O presidente do diretório estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, declarou que está "com as barbas de molho" em relação à condução do processo eleitoral de 2010 e também quanto à preocupação do Partido dos Trabalhadores (PT) em focar suas ações na sucessão presidencial. Segundo ele, "não basta um ajuntamento de partidos para tornar uma candidatura crível. O que está acontecendo é um movimento parecido com aquele que tentou eleger Fátima Bezerra (PT) no ano passado". 

Antenor Roberto afirmou que respeita a metodologia de cada partido em conduzir o processo de discussão, mas ressaltou que tem dúvidas quanto ao caminho escolhido pelo PT. "Há algum tempo o presidente estadual do PT, Geraldo Pinto, nos disse informalmente sobre a intenção da legenda de conversar com os pré-candidatos da base aliada ao governo do Estado, bem como com os líderes do PCdoB e PMDB. Porém, os diretórios ainda não se encontraram. Está claro que o PT parte do pressuposto de que o mais importante é o projeto nacional do partido de sucessão ao presidente Lula (PT) e que, pare eles, as demais candidaturas gravitariam em torno deste foco. Mas eu tenho minhas dúvidas. Eu entendo que é preciso mais que o ajuntamento de partidos, é preciso políticas e candidatos críveis que se apresentem de forma verdadeira para a sociedade. Os partidos têm que se somar neste sentido", enfatizou.|

Para Antenor Roberto, a coordenação do processo eleitoral na base governista deveria ser do PSB e não do PMDB e dos partidos de centro que compõem a Unidade Potiguar. "O núcleo do governo do presidente Lula é de esquerda e é formado pelo PT, PCdoB e PSB que é quem governa o Estado, na pessoa da governadora Wilma de Faria. Mas é a UP que está fixando a liderança, especialmente o PMDB, inclusive a partir da divulgação de autoria de iniciativas como o deslocamento do deputado estadual Robinson Faria do PMN para o PP. A coalizão de forças deveria ser, pelo menos, de centro-esquerda, mas no RN os partidos de esquerda não estão participando. O que está acontecendo é um movimento parecido com aquele que tentou eleger Fátima Bezerra (PT) no ano passado. Eu estou com as barbas de molho", disse o presidente do PCdoB.