quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Valor do IPVA vai cair 13% em 2010

Em 2010, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá redução de 13% no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada ontem pelo secretário de Tributação do Estado, João Batista, que acrescentou que a alíquota pode variar de acordo com o preço de venda de cada veículo.
Mesmo assim, 90% dos proprietários de veículos do Rio Grande do Norte serão beneficiados com a medida do Governo. Segundo o secretário, no ano que vem, 702.001 carros serão tributados no Estado e 315.226 estarão isentos - cerca de 40% da frota. João Batista atribui a redução à política de juros baixos do Governo Federal. "Essa redução é bem maior do que no ano passado e segue a tendência de outros Estados do Nordeste. Os descontos com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a queda nos juros pelo Governo Federal derrubaram os preços, forçando a queda na cobrança do imposto", afirma o secretário, acrescentando que, com a facilidade de crédito e a queda nos juros, houve mais troca de veículos seminovos por novos, o que aumentou a oferta de veículos usados.
As tabelas com a relação das placas dos veículos e os respectivos valores serão divulgados hoje no Diário Oficial do RN.
Em 2009, o reajuste médio foi de 3,3%, com aumento da taxa para alguns veículos e diminuição para outros.
O coordenador de arrecadação da SET, Glaydson Soares, explica que a projeção para 2010 é que os donos de veículos efetuem o pagamento do imposto em cota única e primeira parcela a partir de 24 de março.
Segundo o coordenador, quem optar pelo pagamento em cota única será beneficiado com desconto de 5% no tributo. Já, o proprietário que for parcelar o desembolso deverá pagar parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 100,00. Para chegar aos valores do IPVA, o Governo considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que expressa os preços médios do mercado dos veículos.