sábado, 12 de dezembro de 2009

Temer tem mais 200 mil assinaturas de apoio a projeto de ficha limpa

BRASÍLIA - O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, aproveitou o dia internacional de combate à corrupção (9 de dezembro) e entregou ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), mais 200 mil assinaturas de apoiamento ao projeto de lei chamado de ficha limpa. Agora já são mais de 1,5 milhão de assinaturas. As outras 1,3 milhão foram entregues a Temer em outubro.
O projeto de iniciativa popular proibe candidatura a cargos eletivos de pessoas com condenações em primeira instância. Ao entregar as assinaturas, Dom Dimas pediu que a proposta pelo menos começasse a ser debatida pela Câmara neste ano. Segundo ele, quanto mais rápido a população puder selecionar os candidatos às eleições, menos terá que se preocupar com a criação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) e com os escândalos.
Mesmo com tanto apoio popular, o presidente da Câmara prometeu que colocará a matéria em discussão somente em fevereiro, já que neste momento a Casa está trabalhando na votação das matérias do pré-sal e depois na votação do orçamento. Além disso, o Congresso entra em recesso em menos de duas semanas.
A entrega das assinaturas pela aprovação do projeto que exige ficha limpa para as pessoas se candidatarem foi acompanhada por parlamentares que integram a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção. Após o evento, os integrantes da frente fizeram um ato na Câmara em defesa da aprovação de propostas que tratam do combate à corrupção. Segundo integrantes da frente, há 14 projetos sobre combate à corrupção prontos para serem votados pela Casa.
“São mais de 60 projetos de parlamentares e do Executivo que tratam, de alguma forma, do combate à corrupção. Nós listamos apenas 14 que, se os líderes acordarem, já podem ser votados e aprovados”, disse o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), um dos coordenadores da frente.
Fonte: Agência Brasil