quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fernando Freire é condenado por improbidade administrativa

O ex-governador Fernando Freire foi condenado pela Justiça Estadual por improbidade administrativa, após o escândalo dos gafanhotos. A sentença foi publicada na última sexta-feira (4) no Diário da Justiça e de acordo com a publicação, ele terá que devolver aos cofres públicos R$ 11 milhões corrigidos monetariamente de acordo com a tabela utilizada pela Justiça Federal.

http://www.nominuto.com/_resources/files/_modules/news/news_13684_20090129203427b58f.jpgO processo de número nº 001.05.026971-3 determina ainda que Fernando Freire terá seus direitos públicos suspensos por oito anos e seus bens foram bloqueados e considerado indisponíveis. Além disso, o ex-governador terá que pagar uma multa civil igual a metade do valor do dano, com valor de R$ 5 milhões e 500 mil.

A sentença foi proferida por improbidade administrativa em razão do pagamento de cheques para pagamentos a servidores fantasmas no Rio Grande do Norte. O escândalo ficou conhecido como “Escândalo dos Gafanhotos”, onde o dinheiro que seria pago a funcionários do Governo eram encaminhados a Fernando Freire, que na época ocupava o cargo de governador.

O escândalo foi destaque nas páginas locais e nacionais que contava que Fernando Freire fraudava a folha de pagamento dos servidores do Estado, para receber uma parte ou o dinheiro todo do pagamento mensal.

O ressarcimento será feito com cálculo de juros e multas de acordo com a tabela modelo 1 da Justiça federal.