quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Samu chegará a todos os municípios do RN em 2010

http://dinocantelli.files.wordpress.com/2009/09/samu.jpgA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) enviou ao Ministério da Saúde (MS) o projeto da Regionalização do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do RN. Essa medida atende a Portaria 2970/08 do MS. O projeto foi apresentado e aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e a expansão do Samu deve ter início em 2010. Com a ampliação, todos os municípios do RN serão assistidos pelo Samu.

É com muito otimismo que a coordenadora do Samu Metropolitano, Selma Santiago, vê a regionalização do Sistema. “É uma situação necessária e nós precisamos ainda readequar, reorganizar toda a rede hospitalar para dar suporte a esses profissionais que irão atender outras regiões. Para conseguir isso, estamos elaborando um projeto que deve ser apresentado no final de fevereiro de 2010”.

Serão adquiridas 53 novas Unidades de Suporte Básico (USB) e 11 Unidades de Suporte Avançado (USA), que serão distribuídas em todo o RN. Na região metropolitana, a cobertura, que é atualmente de 550 mil pessoas, em 8 municípios, será ampliada para 1.100 milhão, atendendo 60 municípios das regiões Metropolitana, de São José de Mipibú, João Câmara e Santa Cruz.

A assistência à região metropolitana é atualmente feita por 15 ambulâncias - duas Unidades de Suporte Avançado (USA), 12 Unidades de Suporte Básico (USB) e uma unidade de resgate (convênio com a Polícia Rodoviária Federal), equipada para fazer desencarceragem, com técnico habilitado. Com a expansão para mais 52 municípios, serão adquiridas mais quatro USAs e 20 USBs, totalizando seis USAs e 33 USBs.

A proposta para o Samu Mossoró, que possui atualmente uma USA e duas USBs, e atende somente Mossoró, é que ele assista 62 municípios das regiões Oeste e Alto Oeste e de Assu, que totaliza uma população de 807 mil habitantes. Essa região receberá quatro USAs e 18 USBs. Outra proposta interessante é a implantação do Samu Seridó/Trairi, que terá uma Central de Regulação em Currais Novos para atender 44 municípios, com cerca de 470 habitantes. Essa região contará com três USAs e 15 USBs.

A distribuição espacial das ambulâncias é feita de acordo com os dados populacionais da região, cálculo de tempo de resposta (tempo de atendimento), entre outros itens que fazem parte dos parâmetros do MS. O financiamento para a regionalização do Samu é feito pelo MS, Sesap com apoio dos municípios.