segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Fidel diz que Obama é fraco na luta contra mudança climática

O líder revolucionário cubano Fidel Castro afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é “fraco ao enfrentar a oligarquia” que impede a concretização de medidas contra o aquecimento global.
“Obama não é um ignorante. Tem consciência, como Al Gore [ex-vice-presidente dos EUA e defensor do meio ambiente] do grave perigo que ameaça a todos. Mas hesita e se mostra fraco em enfrentar a oligarquia irresponsável e cega dos Estados Unidos”, comentou Fidel em um artigo publicado no site Cubadebate.
O líder revolucionário também destacou que, caso os participantes da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15) cheguem a um acordo, será apenas “um modesto progresso”.
A COP 15, iniciada no último dia 7, reunirá representantes de 192 países até 18 de dezembro na cidade dinamarquesa de Copenhague para discutir o aquecimento global.
No mesmo artigo, Fidel também criticou Obama pelo fato do presidente norte-americano ter vencido o Prêmio Nobel da Paz deste ano, anunciado em 9 de outubro.
“Por que Obama aceitou o Prêmio Nobel da Paz quando já tinha decidido continuar com a guerra no Afeganistão até as últimas consequências? Não era obrigado a um ato cínico”, observou o líder da Revolução Cubana.
Fidel relembrou o discurso de Obama proferido no último dia 1 na Academia militar norte-americana de West Point, ocasião em que foi anunciado o envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão.
Fidel relatou que, naquele momento, teve “a sensação de estar escutando o ex-presidente norte-americano George W. Bush”.
“Os seus argumentos não são nada diversos do seu antecessor, exceto pelo fato que Obama era contrário às torturas”, afirmou.
O revolucionário cubano ainda condenou Obama por “não ter dito uma palavra sobre centenas de milhares de pessoas, inclusive crianças e idosos, que morreram no Iraque e no Afeganistão, e milhões de iraquianos e afegãos que sofrem as consequências da guerra”.
Com agências