quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Projeto de João Maia quer médicos recém-formados no PSF

Muito interessante o projeto de lei de autoria do deputado federal João Maia que trata da obrigatoriedade dos médicos graduados em instituições de ensino superior pública, a atuarem no programa federal de atenção básica à saúde.
O objetivo do projeto é fazer com que haja a interiorização desses profissionais e, assim, possa atender aos municípios interioranos pelo Brasil afora. Vale salientar que a maioria dos médicos formados pelas universidades públicas terminam por optarem em ficar nas capitais.
Fazendo uma análise do projeto do ponto de vista social é um grande avanço no campo da socialização da saúde pública. Bem como, seria a forma de que os profissionais da medicina possam retribuir, em parte, o que o estado proporciona na sua formação acadêmica.
Esse projeto deveria ser abrangido para todas as profissões e não se restringir apenas aos médicos. Nos vários municípios pelo Brasil também faltam engenheiros, arquitetos, professores, enfermeiros, advogados, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas entre tantos outros profissionais.