segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PCdoB terá candidato ao Senado no RN






O jornalista Sávio Hackrat, que vai concorrer à vaga, diz que a grande maioria dos senadores potiguares tem apenas representado interesses familiares.


A 12ª Conferência Estadual do PCdoB consolidou ontem à noite o nome de seu pré-candidato ao Senado no próximo ano. O jornalista Sávio Hackradt vai concorrer pelo partido à vaga majoritária no Congresso.


O evento, iniciado ontem à noite, contou a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e de representantes locais do PDT (o ex-prefeito Carlos Eduardo), do PT (o presidente do diretório estadual, Geraldo Pinto) e do PSB (o secretário-geral do partido, Genildo Pereira).
Discursando para uma platéia de cerca de 230 delegados do partido, além de cerca de 30 convidados, Sávio Hackrat já falou com jeito de candidato. “O projeto do partido para o Rio Grande do Norte começa na sua postulação majoritária. Vamos assumir o nosso papel e atuar firme e com lealdade junto aos nossos parceiros”, disse.
Hackrat também criticou o atual quadro do Senado. “Qual o papel dos nossos congressistas, em especial dos senadores? Quando não estão fazendo oposição tresloucada, são subservientes ao poderoso da República de plantão, ou omissos, incapazes de elevar a voz em favor das grandes causas de interesse do povo.”
Questionado sobre a concorrência que vai ter com nomes tradicionais da política potiguar, o pré-candidato critica a permanência de nomes nas vagas majoritárias do Estado.
“O Senado não é cadeira cativa de ninguém. Essa história de que as vagas de senador são reservadas para ex-governadores é conversa para enganar trouxa”, dispara ele. "Esta é uma candidatura diferente, nova. O Rio Grande do Norte precisa acabar com a `fulanização´ e entrar no debate das grandes questões, como segurança, transporte, saneamento”.
O jornalista também criticou a representação potiguar no Senado. “De quem tem sido, historicamente, a voz dos nossos senadores? A grande maioria representa interesses familiares. Mas quem é a voz dessa multidão esquecida, que é quem faz o país avançar com sua força de trabalho?”
Durante o evento do PCdoB, também foi reforçada a posição de aliado do partido ao Governo Federal.
“O governo do presidente Lula promove uma revolução ao realizar a maior inclusão social da história do Brasil. O pós-governo precisa avançar nas conquistas sociais e econômicas que o povo alcançou”, defendeu Hacrkat.