sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Estudante de medicina em plantão ilegal no RN receberia R$ 2 mil

Dois mil reais por plantão. Este seria o valor recebido pelo estudante do 5º ano de medicina da UERN, Everton Rosendo, para realizar plantões no Hospital Maternidade Garibaldi Alves Filho, no município de Lagoa Nova, a 198km de Natal, de acordo com a denúncia recebida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que fez o flagrante do plantão ilegal na manhã do último domingo. 

O chefe do Departamento de Fiscalização do conselho, Jeancarlo Fernandes, relata que a equipe de fiscalização, composta por ele e três outros conselheiros, chegou ao local e encontrou o estudante como médico plantonista. O estudante fugiu do local, mas deixou equipamentos que possibilitaram sua identificação. Em seguida, os conselheiros prestaram queixa na delegacia do município contra Everton Rosendo. O coordenador do curso de medicina da UERN também foi comunicado. 

Crimes 

A prática do estudante realizar plantões médicos sem a devida supervisão e orientação é ilegal e configura crimede exercício ilegal da medicina, mesmo em se tratando de estudantes dessa ciência. Por se passar por médico, o estudante incorre também no crime de falsidade ideológica. Esse foi o sexto caso flagrado pelo conselho este ano e de acordo com Jeancarlo Fernandes a fiscalização do Cremern será intensificada nas demais cidades do interior. 

Foram 11 casos nos últimos dois anos, mas o conselho tem conhecimento que o número é maior. "Sabemos que isso vem ocorrendo com frequência, mas a fiscalização fica prejudicada pois é necessário o flagrante e muitas vezes não há qualquer registro desses estudantes nas unidades". 

Intensificação 

Por outro lado, como a prática é mais comum durante os finais de semana, o conselho pretende intensificar as fiscalizações surpresa em municípios do interior. "Precisamos coibir essa prática, pois o atendimento de pessoas por alguém que não possui a formação médica completa coloca em risco a sociedade". 

Segundo o diretor de fiscalização, além da denúncia na delegacia, o CRM irá fazer umarepresentação formal junto aos Ministério Públicos Estadual e Federal contra o estudante e também em desfavor dos gestores municipais que contrataram o estudante e dos gestores da unidade de saúde. 

Serviço 

Para denunciar a prática ilegal da medicina, o usuário pode ligar para o departamento de fiscalização do CRM: 4006-5333.