quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca realiza nesta quinta-feira o dia “D” da campanha “Novembro Azul”

0
Prefeita Luana Bruno e o secretário de Saúde, Cleberton de Castro, chamam a atenção dos homens para as ações de hoje
Nesta quinta-feira, 13, a partir das 7h, será realizado o dia “D” da campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
Iniciativa é da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a ação de hoje será concentrada na rua Mestre Silvério Barreto, ao lado da Farmácia do Trabalhador, local de grande fluxo de pessoas.
Durante o evento será ofertado à população masculina e, principalmente, aos homens acima de 40 anos, o exame PSA, feito por meio da coleta sanguínea com o objetivo de detecção precoce do câncer de próstata. Para a coleta do exame serão disponibilizadas 100 fichas.
Além da coleta de exame PSA serão colocados à disposição do púbico masculino outros atendimentos, como verificação de PA e teste de glicemia.
Após o “Outubro Rosa”, voltado para a conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, os profissionais de saúde do município foram mobilizados em prol do público masculino na campanha “Novembro Azul”. As ações acontecem desde o início do mês com palestras, atendimentos e blitz educativa com o objetivo alertar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de próstata é a segunda causa de morte entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Já os tumores de pele do tipo não melanoma são os mais frequentes, porém raramente levam a óbito. As doenças urológicas, como o câncer de próstata, têm como principal fator a questão genética, pois a incidência desta neoplasia é maior em homens que têm algum familiar com a doença.