segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Novo governo quer diálogo com poderes para discutir despesas

O coordenador da equipe de transição do governador eleito Robinson Faria, deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) eleito vice-governador, declarou nesta sexta-feira (14) que há intenção de convocar os poderes do Estado para discutir os custos com pessoal, que crescem além da receita.
Além disso, Dantas comentou que ainda não é possível antever o que será feito a curto prazo para minimizar os efeitos da crise financeira em razão da equipe de transição ainda desconhecer parte dos dados que requereu à atual administração sobre a situação do erário. Ele declarou ainda que a recuperação das finanças vai levar tempo.
“A curto prazo não vamos conseguir fazer isso sem a geração de empreendimentos. A curto prazo não dá. Leva tempo”, declarou Dantas, segundo quem um dos maiores problemas atualmente é o déficit previdenciário. “Esse problema de recursos é basicamente da previdência porque está ocasionando um déficit de R$ 700 milhões por ano. E isso se deve ao plano de cargos”.
Remanejamento
Fábio Dantas comentou ainda que não está preocupado com a margem de remanejamento do orçamento que deverá ser aprovado pela Assembleia Legislativa para o exercício de 2015. Historicamente, o governo envia proposta pedido para remanejar margem de até 15% dos recursos. Na casa, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) apresentou emenda reduzindo para 5%.
“Não estou preocupado com a margem de remanejamento. O relator é o deputado José Dias, que vai fazer o que é melhor. E não acredito que a Assembleia vá apresentar dificuldades ao governo”, comentou.