terça-feira, 4 de novembro de 2014

Criador de máquina que produz água oferece invento ao estado de São Paulo

Projeto de mini-usinas elaborado por engenheiro de Valinhos (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Paulino) 
O engenheiro mecatrônico Pedro Ricardo Paulino, inventor da máquina que produz água a partir da umidade do ar, ofereceu a criação ao governo estadual  como alternativa para combater a crise hídrica. Ele se reuniu nesta segunda-feira (3) com o secretário de Recursos Hídricos para apresentar a proposta de instalação do projeto em larga escala, o que possibilitaria a criação de mini-usinas capazes de produzir 2 milhões de litros de água por dia.
O equipamento inventado por Paulino produz o líquido a partir de um processo de condensação de alta eficiência. Atualmente, existem vários modelos, que podem “fabricar” até  5 mil litros de água por dia. O mais barato custa R$ 8 mil. A reunião do engenheiro com o governo aconteceu em São Paulo para que ele pudesse explicar como funcionaria a produção de água em escala maior do que a das máquinas existentes.
De acordo com Paulino, as mini-usinas seriam instaladas às margens dos rios Tietê e Pinheiros, por conta do alto índice de evaporação no local e para transformar uma água com grande concentração de poluentes em ultra pura.
“O processo se baseia em retirar o vapor da água que está evaporando do rio, não tem nada a ver com aumento de vazão dos rios e sim capturar a água evaporada. Neste caso, iremos colocar a água ultra-pura para abastecer a população dentro do sistema já existente de distribuição da Sabesp. Nós vamos transformar o vapor em água”, disse o engenheiro, que produz as máquinas em uma fábrica de Valinhos(SP).

Único no mundo
Paulino afirmou que vai implantar projetos com escalas semelhantes ao proposto para São Paulo em Israel e nos Emirados Árabes. Segundo ele, ainda não é possível estipular o valor que a invenção vai custar para o governo porque não existe nada semelhante no mundo que possa ser usado como padrão de comparação.
“Eu já tenho uma ideia de quanto pode custar fora do país, mas no Brasil a carga tributária é muito alta, então  não dá para saber, mas será pelo menos o dobro do valor”, afirmou.
Engenheiro Pedro Paulino quer popularizar máquina que produz água (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas) 
Fonte: G1