quarta-feira, 28 de março de 2012

Seca: 71 cidades dependem de carros-pipa no RN

Pelo menos 71 municípios do Rio Grande do Norte estão participando da Operação Carro-Pipa do Governo Federal. 
A ação coordenada pelo Exército Brasileiro já toma conta de quase 50% das cidades potiguares. 
Luís Gomes, a 450 quilômetros de Natal, sem água desde o mês de novembro, usa atualmente 18 carros-pipa para abastecer a população, sendo cinco da Prefeitura, quatro da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) e o restante da União. 
Apesar dessa situação, até o momento o Estado homologou apenas um pedido de situação de emergência, vindo de Jucurutu. 
E apesar da necessidade de abastecimento, o município não declara situação de seca, mas de estiagem.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, o tenente-coronel Josenildo Acioli, o único município que decretou situação de emergência por falta de água foi Jucurutu, e o pedido inclusive, já foi homologado pelo Governo do Estado. 
A situação de emergência parte de um decreto da Prefeitura baseado em um relatório dadefesa civil do município, que relata as condições emergenciais da cidade. 
A Prefeitura pode pedir o reconhecimento federal. 
O coronel salientou que apesar de não existirem vários decretos de emergência, a quantidade de municípios que participam da Operação Carro-Pipa é considerável. 
“O procedimento para ser incluso na Operação Pipa é o prefeito enviar um ofício ao secretário nacional de Defesa Civil pedindo a operação e mandar também vários dados, como a população afetada pela estiagem”, explicou. 
Entre o pedido e a chegada dos carros-pipa, o tempo médio de espera é de 30 dias. 
Atualmente são 71 cidades participando, mas não é possível saber o tempo exato que cada uma está dependendo do abastecimento, visto que quando chove o serviço dos carros é suspenso, podendo voltar diante da necessidade.
Fonte: Diário de Natal