segunda-feira, 5 de março de 2012

Jovem desenvolve projeto para criar carro elétrico 100% limpo

2012
É de um brasileiro o trabalho de pesquisa para desenvolver um carro elétrico 100% limpo. Físico por formação, Vinicius Dantas de Araújo está desenvolvendo sua pesquisa, atualmente na Universidade de Valência (Espanha). Filho dos acarienses João Roberto e Salete Dantas, o pesquisador concluiu seu mestrado no curso de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo (USP), e já emendou seu doutorado, através da Pós-Graduação Interunidades em Ciência e Engenharia de Matérias, promovida pelas Unidades do campus da USP- São Carlos.

Diante dos resultados de seus estudos, um carro totalmente elétrico poderá ser produzido no futuro. Ou seja, o pequeno motor a gasolina, que compõe todos esses automóveis atualmente, poderá ser totalmente eliminado, fazendo jus à bandeira sustentável que foi erguida para definir esse tipo de automóvel.

Durante o ano em que ficará na Espanha, Vinicius pretende aprimorar suas pesquisas através de caracterizações ópticas, com o intuito de correlacionar as propriedades ópticas e estruturais do material (óxido de cério dopado com cobre ou cobalto) com a eficiência deste material como catalisador, fazendo sua colaboração para popularizar os tão almejados veículos limpos da seguinte forma: produzindo células de combustível completamente limpas e, sobretudo, mais baratas. "No momento, esses materiais não são viáveis, economicamente, para uma produção em larga escala. Mas em um futuro breve isso mudará", finaliza Vinicius.