sábado, 13 de fevereiro de 2010

Lula: prisão de Arruda deve servir de exemplo


Ao comentar ontem (12) a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é um absurdo que casos de corrupção ainda ocorram no Brasil.

“Obviamente que fico chocado quando vejo a denúncia de corrupção neste país, fico chocado quando vejo aquele vídeo do Arruda recebendo o dinheiro, é uma coisa absurda a gente imaginar que em pleno século 21 isso acontece no Brasil”, disse em entrevista a rádios de Goiânia.

Lula disse esperar que o episódio envolvendo o governador do DF seja um exemplo para evitar novos de corrupção no país. “Espero que o que aconteceu com o Arruda sirva de exemplo para que isso não possa mais se repetir em lugar nenhum. Por isso mandei para o Congresso projeto de lei transformando o crime de corrupção em crime hediondo porque precisamos ser mais duros com a corrupção e com os corruptos.”

Sobre o pedido de intervenção federal no DF, encaminhado ontem (11) pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), Lula afirmou que espera a decisão judicial.

“Se a Justiça Federal decidir que haja intervenção, vai haver intervenção. Se não houver nenhuma acusação contra o vice-governador [Paulo Octávio] é de direto que que ele possa assumir e governar.”

Ao pedir a intervenção federal, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, argumentou que toda a linha sucessória do governo do Distrito Federal está sob suspeita de envolvimento no esquema de corrupção.

Arruda teve a prisão decretada ontem (11) pelo Superior Tribunal de Justiça, por tentar subornar uma testemunha do esquema de corrupção que envolve, além do próprio Arruda, empresários e deputados distritais.