sexta-feira, 22 de maio de 2015

Robinson deixa gabinete e atende agricultores na parte externa da governadoria

 
Como tem feito desde que assumiu, o governador Robinson Faria desceu a rampa da Governadoria e, mais uma vez, recebeu na área externa do Centro Administrativo, líderes do movimento rural do Estado.
Hoje foram agricultores representando o Grito da Terra, comandado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn).
Robinson voltou a enfatizar que seu Governo será do diálogo.
Ele explicou que preferiu descer a rampa, em vez de receber uma comissão no gabinete, porque queria ler para todos o documento que foi entregue ao presidente da Fetarn, Manoel Cândido, com as respostas do Governo sobre as pautas de reivindicação.
“Desde a apresentação das reivindicações, um grupo de doze secretários se pôs à disposição dos trabalhadores para encaminhar os pedidos dos agricultores”, afirmou o governador.
Eis as primeiras respostas apresentadas:
-a retomada da construção da Estrada da Produção, com o primeiro trecho que liga São Tomé a Cerro Corá para ficar pronto até o final do ano;
-reativação do Comitê Estadual de Acompanhamento Permanente das Ações de Convivência com o Semiárido;
-instalação de um Gabinete de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos para garantir o abastecimento de água;
-a contrapartida do Garantia Safra, com o compromisso de pagar em tempo hábil o aporte relativo ao que diz respeito ao Estado;
-a licitação da Barragem Umarizeiro, em Umarizal; a criação de um grupo de trabalho para elaborar a proposta do Centro de Referência de Manejo Sustentável;
-até o final de junho será apresentado o Plano de Operações no meio rural pela Secretaria de Defesa Social.
Por último o governador deu a boa notícia às mulheres do movimento rural que corriam o risco de não conseguir participar da 5ª Marcha das Margaridas, marcada para agosto, que vai para Brasília (DF), garantindo a cessão à Fetarn de seis ônibus custeados pelo Governo para o transporte delas.
Manoel Cândido agradeceu a atenção do governador Robinson Faria, enaltecendo a atitude “inédita” de sair do gabinete e receber o povo do lado de fora – nunca vivido antes pelo movimento rural em Governos anteriores – e agradeceu também a atenção recebida por todas as Secretarias de Estado que dialogaram com a Fetarn desde o início do ano e com mais ênfase nos últimos quinze dias.
“Eu disse a toda minha equipe que recebesse vocês com toda a atenção e respeito nesse período de negociação e quero dizer também essa é a primeira etapa desse diálogo que vai existir durante toda minha gestão”.
Robinson recebeu a pauta no dia 29 de abril, e de lá para cá a comissão foi recebida por diversas secretarias.

Fonte: Blog de Thaisa Galvão