terça-feira, 19 de maio de 2015

Prefeito Silveira Júnior é alvo de denuncia do Jornal De Fato

O prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior, está, na mira da imprensa mossoroense.
O Jornal De Fato publica reportagem de capa em que Silveirinha é acusado de, indiretamente, se beneficiar de recursos públicos.
O De Fato apurou que três dos 14 médicos cubanos que atuam no programa Mais Médicos em Mossoró são inquilinos do prefeito. Os médicos moram no Residencial Flats, condomínio localizado no Loteamento Cidade Nova, na zona oeste de Mossoró.
O condomínio é administrado por Ivanilda Borges, assistente social do Hospital Regional Tarcísio Maia e que seria mãe de um primo do Silveira e os contratos de locação dos imóveis tem como procurador Otávio Neto, primo do prefeito. As contas de água e energia estão em nome, respectivamente, de Silveira Júnior e de sua mulher, Amélia Ciarlini, secretária de Assistência Social.
A Prefeitura de Mossoró paga 1.000 reais de auxílio-moradia e 500 reais de auxílio-alimentação a cada médico do programa federal.
Ainda segundo o De Fato, um amigo e auxiliar do prefeito, identificado apenas como Waguinho, teria convencido os médicos a deixarem o hotel e se transferir para o residencial onde pagam aluguel de 700 reais mensais.
O caso não é ilegal – os médicos moram onde desejar ou achar melhor – mas do ponto de vista moral o caso é meio nebuloso. A utilização de parentes e pessoas próximas em negócios particulares que, de forma indireta, envolvem recursos públicos, deixa o prefeito em uma saia justa.
A assessoria de Silveira Jr, soltou essa nota de esclarecimento para imprensa:
ESSAS FORAM AS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FEITAS PELO JORNAL DE FATO À ASSESSORIA DO PREFEITO FRANCISCO JOSÉ JR. LEIAM E RESPONDAM: ONDE ESTÁ O ESCÂNDALO QUE O JORNAL DE FATO ALEGAR EXISTIR. AFINAL. O QUE HÁ POR TRÁS DE MAIS ESSA JOGADA?
Perguntas e Respostas do questionário enviado por jornalistas do Jornal em questão.
1) qual o valor pago pela Prefeitura de Mossoró ao condomínio onde moram os profissionais do programa “Mais Médico”?
A Prefeitura de Mossoró não tem contrato algum com nenhum condomínio para moradia de médicos do Programa Mais Médicos. A Prefeitura paga uma ajuda de custo em pecúnia aos profissionais vinculados ao Município no valor de R$ 1.500,00 por médico, que é usada para alimentação e moradia. Cabe a eles decidirem onde e como querem morar, bem como se alimentar.
2) O contrato é por quanto tempo? Foi iniciado quando?
Como dito na resposta anterior, não existe contrato.
3) A quem pertence o prédio?
Com o dinheiro da pecúnia, os médicos do programa Mais Médicos, decidem onde e como querem morar. Atuam hoje em Mossoró,14 médicos cubanos, que estão espalhados pela cidade. Não temos condições de dizer a quem pertence todos os imóveis alugados por eles, bem como, por uma questão de segurança, não podemos fornecer os seus endereços.

4) por quais motivos a conta de Água (Caern) está no nome do prefeito?
5) Por quais motivos a conta de energia (Cosern) está no nome da secretária do Desenvolvimento Social?
Porque o condomínio em questão, localizado no bairro Nova Betânia, que tem 8 casas de moradia e onde moram 3 médicos cubanos, é de propriedade de Francisco José Júnior. Contudo, o prédio é administrado pela Sra. Ivanilda Borges Dias Dantas, cabendo a ela detalhes de contratos e outras providências.

Fonte: Blog do BG