terça-feira, 1 de novembro de 2011

Areia Branca terá dois representantes entre os 25 delegados à Conferência Nacional

SAM_2358 (1)Panorâmica do evento, em Natal, com representantes locais em primeiro plano 
O Rio Grande do Norte terá o direito de apresentar uma bancada de 25 delegados na 2ª Conferência Nacional de Juventude que ocorrerá em Brasília na primeira quinzena de dezembro. A escolha da representação potiguar aconteceu no final de semana passado, durante a 2ª Conferência Estadual de Juventude realizada sábado, 29, e domingo, 30, no América Futebol Clube, em Natal.
O município de Areia Branca, que levou uma delegação significativa para o evento, conseguiu eleger dois delegados à Conferência Nacional. Os eleitos foram Jocsã Cerqueira Cunha, atual gerente executivo de Juventude da Prefeitura de Areia Branca, e Jezairon Antunes, da executiva do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) neste município.
O evento foi uma realização da Subsecretaria de Juventude (Sejuv), em parceria com a Comissão Organizadora Estadual (COE). No evento foram discutidos temas como juventude, democracia, participação e desenvolvimento nacional, regional e local, articulação e integração das políticas públicas de juventude, plano Estadual de juventude, entre outros. Cerca de 700 jovens de vários municípios participaram do evento.
A Conferência foi a etapa eletiva para a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude e foi presidida pelo subsecretário Estadual de Juventude, Rafael Motta. Para ele, "o evento serviu como uma forma democrática para debater os temas que dizem respeito à nossa juventude e, a partir desses debates, poder realizar políticas públicas que venham a contemplar esse grupo."
Os participantes da conferência elegeram 80 prioridades que serão compiladas numa carta e encaminhadas à 2ª Conferência Nacional de Juventude. Além disso, essas prioridades, discutidas democraticamente pela representação de todo o Estado, servirão de base para a elaboração do Plano Estadual de Juventude que, junto com a criação do Conselho Estadual de Juventude, deverão ser encaminhados pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa até o primeiro semestre de 2012.
SAM_2367Jezairon Antunes e Jocsã (o primeiro e o terceiro) foram eleitos delegados para representar o RN em Brasília
O subsecretário destacou ainda a atenção que o Estado vem dedicando ao tema. "Sabemos da carência que a juventude brasileira tem, principalmente em temas no tocante às drogas, violência e falta de oportunidades. Porém, o Governo do Estado demonstra-se solidário e parceiro com a juventude potiguar", declarou Motta.
Já para o coordenador Executivo da Sejuv, Jacob Jácome, o objetivo é fortalecer a Política Nacional de Juventude. "Um dos principais objetivos da conferência é contribuir nas discussões para a efetivação e o fortalecimento dos marcos legais da Política Nacional de Juventude. É através da conferência que começamos a garantir os direitos dos jovens", enfatiza o coordenador.
"A Conferência Estadual de Juventude não terminou no domingo. O compromisso da governadora Rosalba Ciarlini e nosso, enquanto Secretaria de Juventude, é aprovar o Plano Estadual de Juventude até o primeiro semestre do próximo ano e, assim, de colocar em prática, nos próximos anos o que for debatido durante os dias de Conferência", finalizou o subsecretário.