quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dicas do que não se deve fazer com o telefone celular

Celular ao volante

Nem se trata de quebra de etiqueta. É uma questão de segurança mesmo, já que uma conversa ao telefone ou o envio de um SMS ao volante pode ser fatal. Por isso, quando o motorista entra no carro deve desligar o aparelho. Ao chegar no destino religue e retorne as ligações. Nada é tão importante que não possa esperar alguns minutos.

Toque chamativo

Tem coisa mais irritante do que aquelas musiquinhas esquisitas? Os ringtones são uma mania, mas é preciso muito cuidado. Nada mais constrangedor do que músicas da moda ou hino do time como toque, lembra a consultora de etiqueta Janaína Depiné.

Falar alto e ser indiscreto

Lembre-se: não fale alto, muito menos, grite para que estranhos não participem da conversa. Se o interlocutor não estiver ouvindo, vá para um lugar mais calmo. E, claro, jamais pergunte ao seu interlocutor: “Onde você está?” ao seu interlocutor. Celular é móvel e a pessoa pode estar em um lugar que não lhe diz respeito. A pergunta correta é: “Você pode falar?”

Deixar o celular sempre ligado

Há inúmeras situações nas quais os celulares devem ser desligados: reuniões, cinema, teatro, aula, academia, hospitais, consulta médica, entrevista de emprego, funerais, igreja, biblioteca, casamentos, afirma a consultora de etiqueta. Ela lembra que se alguém estiver aguardando uma ligação urgente, deve deixar o aparelho no vibracall.

Selfies sem noção

Todo mundo adora fazer um auto-retrato. Quem nunca? A selfie feita por um grupo de artistas de Hollywood durante a premiação do Oscar 2014 correu o mundo, por exemplo. Mas até para isso é preciso ter bom senso. Fazer fotos em situações mais solenes pode virar uma gafe ou, pior, desrespeitoso, como aconteceu durante o velório do Eduardo Campos. Uma mulher fez uma selfie com o caixão ao fundo. Não pode!

Esquecer quem está com você e ligar fora de hora

Quando estiver conversando com alguém, evite interromper para atender uma ligação ou mandar mensagens de texto, ensina Janaína. Se precisar, seja rápido. Nada mais deselegante do que deixar o outro esperando sua conversa acabar. Outra coisa: para qualquer telefone, inclusive o celular, não se liga antes das 9h nem depois das 21 h, a menos que já tenha combinado anteriormente, ou seja, uma emergência