quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Como economizar água lavando a louça da forma correta na pia


Lavar a louça com economia de água requer organização na pia e sequencia correta das peças
A economia de água na lavagem da louça começa antes de abrir a torneira, com a limpeza de pratos e talheres com uma esponja seca. Juntar o máximo de peças possível e lavar as menos sujas antes das mais engorduradas resulta na redução do consumo de água e também de detergente. Veja as dicas para lavar a louça na pia da forma correta.

1) LIMPEZA PRÉVIA - No fim das refeições, os restos de alimentos que ainda ficaram nos pratos e talheres já devem ser retirados com uma esponja seca. Com exceção do enxague, a torneira só deve ser aberta para umedecer um pouco a louça na hora de ensaboar.

2) ORDEM DAS LOUÇAS - Os copos e taças devem ser os primeiros a serem lavados. “O ideal é sempre começar com as louças menos gordurosas e depois para as louças mais difíceis. Se você começa a lavar o prato, a gordura do alimento é muito maior e acaba passando para o copo. Ai vai precisar de mais sabão para limpar o copo e, consequentemente, mais água para tirar a espuma”, explicou a diretora executiva de uma rede de franquias de limpeza doméstica Lilian Esteves.

3) PRIMEIRO, ENSABOAR TUDO - Depois, é partir para as louças mais sujas, como talheres, pratos e panelas, até ensaboar tudo o que está na pia. “Enquanto a louça é lavada, uma dica também é colocar um pouco de água na panela. Isso já vai soltando o alimento do fundo e facilitando a lavagem”, completou.

4) ÁGUA REAPROVEITADA - No enxague, a sequência é a mesma da lavagem e as peças devem estar todas juntas. A água deve ser reaproveitada antes de ir para o ralo: a que passa pelo copo, por exemplo, serve para molhar as outras peças e adiantar a remoção do detergente. Um filete de água saindo da torneira já é suficiente para tirar o sabão.

5) AQUECER AJUDA - A água quente também pode ser usada para diluir a gordura. Isso reduz o uso de detergente e de água para tirar o sabão. Quem não tem água aquecida direto da torneira, uma dica é esquentá-la em uma chaleira no fogão.
Lavar a louça com economia de água requer organização na pia e sequencia correta das peças

Estima-se que 117 litros de água são desperdiçados a cada 15 minutos com a torneira meio aberta, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que cada pessoa use 110 litros de água/dia.

Fonte: G1