segunda-feira, 24 de junho de 2013

Prefeita coloca em pratica as horas atividades do professor dando aumento de 16,67% sobre o salário base da categoria


LUANA SINDICATO
Vicente Faustino (Educação), Pedro Neto (sindicato), Luana Bruno (prefeita), Sandro Góis (vereador) e o professor Aécio Cândido (palestrante) durante a abertura do evento (Foto: Ribamar Dantas)
Conforme havia anunciado no decorrer da semana, na manhã de ontem, 22, a prefeita Luana Bruno (PMDB) participou de uma Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca (Sinspumab), para discutir assuntos relacionados à categoria dos educadores da rede municipal de ensino, com ênfase os professores.
Ao abrir a reunião, o presidente do Sinspumab, José Pedro Neto, apresentou um retrospecto das negociações com o Executivo e disse que estava feliz em ver que a categoria havia atendido o chamado do sindicato, marcando presença no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca, local do evento, em grande número. “Isso mostra que a maneira transparente e democrática como temos conduzido as negociações com o poder Executivo na busca de novas conquistas para os servidores, tem surtido efeito. Esse é um momento muito importante para o nosso sindicato”, acrescentou.
A prefeita Luana Bruno iniciou seu pronunciamento saudando os presentes, em especial os professores, supervisores e gestores escolares que lotaram o plenário do Legislativo. De início, a governante fez um relato dos investimentos feitos na educação do município nesses seis primeiros meses da sua gestão e fez referência a uma solicitação feita pela direção da Escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora, no conjunto IPE, para que o estabelecimento de ensino fosse climatizado. “Vamos climatizar a escola, diretora Gorete”, afirmou.
Diante da expectativa dos professores em relação às horas atividades, Luana Bruno anunciou que está assegurado a partir deste mês o pagamento das cinco horas atividades para todos os professores da rede municipal. “Isso representa um aumento da ordem de 16,67% sobre o salário base de todos os professores e supervisores da rede municipal que estão exercendo as suas funções”, garantiu.LUANA SINDICATO PÚBLICOO público lotou o plenário da Câmara Municipal (Foto: Ribamar Dantas)
Na oportunidade, Luana Bruno explicou que o reajuste salarial de 16,67% confirmado na reunião do sindicato, representa um acréscimo significativo na folha do município, mas de acordo com a prefeita, “o profissional de educação tem que ser bem remunerado. Para se ter qualidade no ensino, eles devem estar satisfeitos e trabalhando com prazer na atividade que exerce, dando assim um retorno melhor para os seus alunos”.
A atitude confirma o compromisso da gestão de Luana Bruno com a educação de Areia Branca. E o mais importante, a prefeita está concedendo uma melhoria salarial significativa para a categoria dos professores, num momento delicado para as finanças dos municípios e, principalmente, pelo momento que o país está vivendo.
Além da prefeita Luana Bruno e do presidente do sindicato, Pedro Neto, sentaram à mesa, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Sandro Góis; secretários municipais Vicente Faustino (Educação) e Casimiro Neto (Administração); professor Aécio Cândido, de Mossoró, que proferiu palestra sobre “O papel do professor como servidor e a qualidade da educação”, além de gerentes da administração municipal, assessores jurídicos, educadores, entre outros.PEDRO NETO, ASSEMBLEIAPedro Neto abriu a reunião fazendo um relato sobre as conquistas dos servidores (Foto/Reprodução: Portal Zona Fashion) 
O secretário de Administração, Casimiro Neto, fez uma explanação sobre a “saúde financeira” do município e o impacto do reajuste salarial anunciado pela prefeita sobre a folha do funcionalismo. Disse ainda que a gestora tomou a decisão de confirmar o aumento depois que se reuniu com a equipe econômica da prefeitura e teve a certeza da concessão do benefício sem que isso comprometa o andamento da máquina administrativa.
O secretário de Educação, Vicente Faustino, falou da importância do professor como agente transformador da educação e do esforço da atual administração em poder oferecer todas as condições para que exerçam suas atividades com dignidade. Ele também fez um comparativo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município em relação a outras cidades, enfatizando que apesar do que foi conquistado até agora, é preciso continuar avançando para oferecer uma educação com qualidade.