quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pesquisa aponta que Dilma seria reeleita no 1º turno



A presidente Dilma Rousseff é a favorita para a corrida presidencial de 2014. É o que aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (11), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Sem analisar a possibilidade de que o ex-presidente Lula participa da disputa, Dilma venceria a eleição no primeiro turno, em dois cenários diferentes.

Com o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) na disputa, Dilma venceria com 52,8% das intenções de voto, superando o senador Aécio Neves (PSDB), com 17%, a ex-ministra Marina Silva (Rede Sustentabilidade), que teria 12,5%, e Eduardo Campos, com 3,7% dos votos.

Sem a presença de Campos, Dilma somaria 54,2% dos votos, contra 18% de Aécio Neves e 13,3% de Marina Silva, com os votos brancos chegando a 8,6%. Na pesquisa, 5,9% dos entrevistados não responderam ou não sabiam em quem votar.

Mesmo com o percentual favorávei à Dilma na pesquisa estimulada, ainda é grande o número de indecisos. Segundo o levantamento contratado pela CNT, 73,1% dos entrevistados ainda não possuem candidato para a eleição de 2014, enquanto 17,4% sabem em quem votar, 2% votariam branco ou nulo e 7,5% não sabem ou não responderam.

Foram entrevistadas duas mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho deste ano. Esta é a segunda pesquisa da CNT em parceria com o instituto MDA.