sexta-feira, 17 de junho de 2011

Caern e Prefeitura de Areia Branca renovam acordo de concessão válido até 2013

Engenheiro Walter Gasi e o prefeito “Souza” celebram acordo entre empresa e município
O diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), engenheiro Walter Gasi, e o prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), assinaram no final da tarde desta quinta-feira, 16, a renovação do contrato de concessão entre o município e a empresa, com validade até dezembro de 2013.
A prorrogação irá vigorar até que Areia Branca elabore o Plano Municipal de Saneamento Básico, uma das exigências da legislação em vigor para que as cidades possam obter financiamentos para obras no setor. "Este acordo é muito importante para a Companhia, pelo tamanho e destaque deste município no cenário norte-rio-grandense, possibilitando diversas parcerias e ações conjuntas entre as duas partes", enfatiza Walter Gasi.
O prefeito “Souza”, por sua vez, salienta que a renovação vai permitir que a cidade entre na seleção de projetos a serem contemplados pelo grupo 3 da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – 2), que destinará verbas para municípios brasileiros com população inferior a 50 mil habitantes.
Estas cidades representam 32% do contingente populacional do país. O Brasil possui 4855 cidades neste segmento. Cunha Neto, conhecido na cidade pelo apelido de Souza, lembra que Areia Branca está ao nível do mar e que enfrenta sérios problemas de pavimentação e drenagem.
Oitenta por cento dos areia-branquenses vivem na zona urbana. O prefeito ressalta ainda que a Caern está realizando obras que irão levar o patamar de esgotamento sanitário para 50% da cidade e que mais a frente, o índice ficará em 100%. O diretor-presidente da Companhia, Walter Gasi, observa que estes percentuais refletem a meta de universalização dos serviços de águas e esgotos no Estado, uma das prioridades estipuladas pela governadora Rosalba Ciarlini para o Rio Grande do Norte, durante sua administração.
OUTROS ACORDOS
A Caern autorizou a complementação do sistema de abastecimento de água para duas comunidades rurais de Areia Branca: Pedrinhas e Upanema de Cima. "Está ação irá beneficiar ao todo 650 famílias", frisa o prefeito “Souza”.
Também foi assinado convênio entre a Companhia e o Município para pavimentação de ruas, no valor de R$ 42,6 mil, com validade de 1 ano. A cidade é a 29ª no Rio Grande do Norte a celebrar este acordo, que vai acelerar obras de recomposição de pavimentação de ruas e avenidas, resultantes da retirada de vazamentos, dos serviços de corte, religação e execução de ramal de águas e esgotos, realizados pela Caern. Recentemente, outro município que firmou convênio semelhante com a empresa foi Governador Dix-sept Rosado, representado pela prefeita Lanice Ferreira. (Com informações da Assessoria da Caern).