quinta-feira, 3 de junho de 2010

Maior juventude do Brasil realiza seu 8º Congresso Estadual

A maior organização política de juventude do país realizará seu 8º Congresso Estadual no Rio Grande do Norte, neste sábado, a partir da 9 horas. Fundada em 1985, a União da Juventude Socialista teve como primeiro presidente o ex-ministro e atual deputado federal, Aldo Rebelo. Foi também membro da UJS o atual Ministro dos Esportes, Orlando Silva.

"Somos a organização dos caras pintadas, da conquista do votos aos 16 anos e presidimos as principais entidades estudantis nacionais, a UBES e a UNE", afirma Wangle Alves, atual dirigente da entidade. Para ele, a juventude está cada vez mais disposta a participar e contribuir com um país melhor. "A juventude protagonizou e vem protagonizando importantes momentos da história do nosso povo. A UJS é um instrumento importante para continuarmos a avançar nas melhorias das condições de vida para toda a juventude".

Leon Karlos conheceu a UJS em 2002. Hoje, aos 23 anos, deverá compor mais uma gestão na direção da organização. Estudante do IFRN, foi presidente do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, dessa instituição, e hoje está próximo de concluir o curso de Geografia. Segundo ele, a UJS é uma organização que valoriza não somente a política, mas que consegue dialogar com diversos anseios da juventude. "A UJS é uma organização para quem gosta de esporte, para quem atua em movimentos de cultura, religiosos, nos grêmios, centros acadêmicos e DCEs. Somos expressão da diversidade dos jovens brasileiros".

Ex-dirigente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Ramon Alves foi coordenador dos movimentos contra os reajustes da tarifa de transporte em 2004, 2005 e 2009, este último chamado de Maio Vermelho. Filiado à UJS desde 2003, ele convida os jovens até 29 anos a conhecerem a organização. "Mais do que uma organização de juventude, a UJS é uma escola de formação para a sociedade mais justa e generosa que queremos construir. Ou aceitamos como certo um capitalismo que despreza as pessoas e as torna mercadorias ou estamos no caminho certo".

O 8º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista do Rio Grande do Norte ocorrerá neste sábado (05/06), às 9 horas, no SINDPREVS, na rua Quintino Bocaiúva, 19, Centro, próximo ao TRE e à prefeitura de Natal. São esperados 100 jovens de todo Estado para o evento.
Quem quiser participar e tiver qualquer dúvida, pode ligar para Wangle (88095673). O Congresso da UJS elegerá os jovens que irão participar da próxima gestão estadual da organização e também os delegados ao Congresso Nacional da União da Juventude Socialista, que ocorrerá na cidade de Salvador, entre os dia 17 e 20 de junho. Para fazer parte da UJS, basta acessar a Rede UJS, através do site http://rede.ujs.org.br e cadastrar-se.