quarta-feira, 17 de março de 2010

Fátima Bezerra rebate Felipe Maia e faz um balanço positivo da ações do governo Lula no RN

 
Um dia após o deputado federal Felipe Maia(DEM) discursar e criticar as ações do governo Lula no Rio Grande do Norte, a deputada federal Fátima Bezerra(foto) fez pronunciamento hoje no plenário da Câmara para ressaltar as obras do governo do PT no Estado.

No pronunciamento intitulado “o governo Lula, o PAC e o Rio Grande do Norte”, a prlamenta do PT fez um balanço positivo das principais ações realizadas pelo governo federal no Estado.

Segundo a deputada, os resultados conquistados estão levando o discurso da oposição à contradição no ano eleitoral de 2010.

Fátima começou seu discurso pelo bom desempenho do Brasil na superação da crise econômica mundial, depois entrou nos ganhos do Estado com o desenvolvimento das políticas públicas sociais como os programas Bolsa Família, ProUni e Minha Casa, Minha Vida.

A líder petista não poupou críticas a oposição. Em relação ao ProUni, a deputada lembrou do posicionamento dos parlamentares que não acreditavam no desempenho dos estudantes de baixa renda que tiveram acesso ao ensino superior. “O preconceito ideológico, daqueles que combatem o nosso governo, tentou difundir a idéia de que os filhos dos trabalhadores iriam comprometer a qualidade do ensino”, disse Fátima

E acrescentou: “Hoje, a realidade mostra o contrário: os estudantes de menor renda têm tido um desempenho acima da média dos alunos que lá já estavam, porque têm a clareza da oportunidade que estão recebendo.”

Ensino universitário e profissional - Ainda na área da educação, Fátima destacou o número de vagas no ensino universitário federal que foi dobrado no RN com a criação de novos campi da UFRN e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em vários municípios do Estado.

A deputada também ressaltou ainda como “uma extraordinária conquista” a expansão do ensino profissional e tecnológico no RN, que passou de dois para 12 institutos federais de educação profissional e tecnológica no governo Lula.

“O cenário educacional no campo do ensino superior, tanto no Brasil, como no meu Estado, é muito diferente do que havia no governo do PSDB”, frisou a parlamentar.

Ela assinalou que enquanto o governo FHC asfixiou a universidade, reduzindo drasticamente até as verbas de custeio, fechando as portas de Campi, como no caso do Campus de Santa Cruz, o governo Lula fez o contrário.

“Demonstrando seu compromisso com a educação do povo brasileiro, Lula fez o contrário, abrindo o que FHC fechou, ou seja, ao recuperar a capacidade de custeio, investimento, criou 14 novas universidades, instalou 102 novos Campi, reabriu vários Campi, como o de Santa Cruz, e concretizou o sonho de Mossoró e de toda a região com a criação da Ufersa”, enfatizou Fátima Bezerra.

PAC - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi outro destaque do discurso da deputada. Ela ressaltou o PAC como um plano estratégico desenvolvido pelo governo federal para unir os setores público e privado, com a meta de recuperar a infraestrutura, gerar empregos, reduzir desigualdades e levar serviços públicos essenciais às populações do RN.

Em relação à infraestrutura logística, a deputada destacou os investimentos na recuperação e construção das BRs 101/NE, 304, 226 e 110, adequação do Contorno de Mossoró, ampliação e desenvolvimento dos portos Salineiro de Areia Branca, de Natal e no Terminal Salineiro.

Contradição - Fátima concluiu seu pronunciamento alfinetando a oposição ao governo Lula no RN(leia-se o DEM).

Segundo a petista, no Congresso Nacional os opositores de Lula fazem críticas contundentes ao governo federal, enquanto no RN elogiam os programas implementados pelo presidente Lula.

“Esta é a contradição da oposição, porque em Brasília, seja na tribuna ou nas votações do Congresso Nacional, combatem radicalmente o governo Lula, mas quando vão às bases eleitorais, temem esse enfrentamento com o presidente que tem um apoio popular jamais visto na história deste País”, declarou Fátima Bezerra.