quinta-feira, 25 de março de 2010

Líder do PT de Santa Cruz, Petrônio Spinelly, diz que candidatura de Iberê Ferreira representa o que há mais de retrógrado na política do RN

Embora tenha aprovado uma resolução priorizando aliança com o PSB na eleição para o Governo do Estado, o PT não está unido em torno do apoio à candidatura do vice-governador Iberê Ferreira de Souza(PSB) à sucessão estadual.
Algumas correntes do partido e alguns diretórios municipais petistas defendem o apoio do partido à candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves ao Governo pelo PDT.

É o caso do PT de Santa Cruz, que está unido em torno do nome de Carlos Eduardo.

“O diretório municipal de Santa Cruz já aprovou apoio ao nome de Carlos Eduardo para o Governo do Estado e essa decisão nós já comunicamos à direção estadual do PT”, disse ao blog o médico Petrônio Spinelly(foto), candidato a prefeito de Santa Cruz pelo PT na eleição de 2008.

Petrônio anunciou para a próxima sexta-feira(26) a presença de Carlos Eduardo em Santa Cruz para um debate, às 19 horas, com os petistas e outros segmentos da sociedade local.

Críticas a Iberê

Petrônio não poupa críticas ao vice-governador. Ele afirma que a trajetória política de Iberê é toda vinculada ao coronelismo político e ao conservadorismo.

“Nós que conhecemos de perto Iberê sabemos que sua candidatura representa o que há de mais conservador e de retrógrado na política do Rio Grande do Norte. É um político que sempre esteve ao lado das forças mais atrasadas e retrógradas da política do Estado e do País”, enfatiza Petrônio.

Segundo o líder petista de Santa Cruz, as principais lideranças do PT no Estado estão com Iberê, mas as bases do partido votam em Carlos Eduardo. “Noventa por cento das bases do PT vota em Carlos Eduardo para o Governo”, assinala Petrônio.

O ex-candidato a prefeito de Santa Cruz observa que nenhum dos principais líderes estaduais do PT elogia Iberê Ferreira.

“A gente não vê o deputado Mineiro, a deputada Fátima e outras lideranças do PT elogiarem de forma contundente a figura política de Iberê. Eles apenas justificam o apoio a Iberê por causa das questões políticas nacionais. A própria Fátima se derrama em elogios a Carlos Eduardo. Mas não vejo Fátima rasgar elogios a Iberê”, declara Petrônio.

O militante petista ressalta a importância da candidatura de Carlos Eduardo ao Governo, argumentando que o ex-prefeito é um político jovem, moderno, com experiência administrativa e bem mais próximo ao projeto do PT em nível nacional.

“Não se pode comparar Carlos Eduardo com Iberê. Carlos tem idéias avançadas, já demonstrou sua capacidade administrativa – governando inclusive com o PT de Natal – e está muito mais próximo ao projeto do PT nacional do que Iberê. Carlos é o que existe de novidade na sucessão estadual de 2010”, diz Petrônio Spinelly.