quarta-feira, 23 de maio de 2012

Carlos Eduardo e Wilma reeditam parceria política


O ex-prefeito e pré-candidato a retornar ao Palácio Felipe Camarão, Carlos Eduardo (PDT), vai viver nesta quarta um dia dos mais agitados. E, também, um dos dias mais importantes em sua agenda eleitoral.

Começa agora pela manhã. Às 10 horas, ele vai ao clube Assen, no Centro de Natal, onde receberá oficialmente o apoio da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), até a semana passada também cotada como prefeitável.

Carlos Eduardo e Wilma vão reeditar, assim, uma parceria vitoriosa em eleições passadas. Juntos, os dois venceram praticamente todas as disputas de que participaram nas urnas. Foi assim em 2002 e 2006, nas eleições de Wilma para o Governo do Estado, e em 2000 e 2004, nas eleições para a Prefeitura de Natal - a primeira, com a pessebista; a segunda, com o pedetista.

A exceção ficou por conta de 2008, na eleição para a Prefeitura, mas neste caso nenhum dos dois foi candidato - a derrotada acabou sendo a petista Fátima Bezerra.

Em 2010, os dois se afastaram e ficaram em palanques separados - Carlos Eduardo como candidato a governador e adversário de Iberê Ferreira (PSB), que acabou tendo o apoio de Wilma. Que, por sua vez, não teve o apoio do pedetista na sua frustrada tentativa de chegar ao Senado.

Apesar das afinidades, Carlos Eduardo e Wilma também têm um histórico de divergências, registradas no campo administrativo e na seara política. Tanto que o ex-prefeito acabou deixando o PSB em 2009, pouco depois de encerrar seu mandato.

Essas diferenças, no entanto, não impediram a reaproximação.

Os dois antigos aliados que agora se reencontram politicamente chegam às vésperas das eleições como detentores dos melhores índices de intenção de voto aferidos pelas pesquisas - Carlos Eduardo, beirando a faixa dos 50%; Wilma, ficando na casa dos 19%. Ambos muito à frente dos demais prefeitáveis, que ainda não conseguiram alcançar sequer a marca dos dois dígitos.

Como o reencontro político de Carlos Eduardo e Wilma se refletirá no eleitorado, é coisa para ser conferida mais adiante. Mas é inegável que a subida do PSB no seu palanque agrega grande força eleitoral à candidatura do pedetista

(Com informações do Portal Nominuto)