sábado, 17 de julho de 2010

Carlos Eduardo defende autonomia financeira e melhorias para UERN

O candidato ao Governo do Estado, Carlos Eduardo (PDT-PCdoB-PRP), defendeu nesta sexta-feira (16) as suas propostas para Educação, em especial no âmbito do ensino superior, no ginásio da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró. Em debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da instituição, ele defendeu a autonomia financeira da Uern com controle social, o transporte escolar intermunicipal gratuito, a expansão universitária de acordo com as especificidades de cada território e o investimento em equipamentos como laboratórios, biblioteca, de esporte e lazer. “É preciso aproveitar o momento extremamente promissor que vive o nosso país, quando o Governo Federal enviou ao Congresso o Plano Decenal de Educação. Pela primeira vez, o Brasil está planejando a Educação”.

O Programa de Governo de Carlos Eduardo foi elaborado a partir de seminários realizados nas várias regiões do Estado e com as mais diversas categorias. A Educação - dentro do eixo de desenvolvimento social – e a Infraestrutura -  no eixo de desenvolvimento econômico e sustentável - constituem no binômio norteador do Programa de Governo. “Quero aumentar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação e expandir matrículas em cursos lato sensu e strictu sensu”, disse Carlos Eduardo.

Ele também assumiu o compromisso de transformar a Uern em uma instituição de referência de ensino, pesquisa e extensão, democratizar o acesso ao ensino superior, expandir o acervo bibliográfico e democratizar a biblioteca da universidade.  

Veja, a seguir, os principais trechos das respostas de Carlos Eduardo durante o debate:

Transporte
“Essa é uma questão que o Governo do Estado tem que enfrentar. O governo deve oferecer transporte gratuito intermunicipal, porque é uma forma de amparar o estudante que vem à universidade e à escola”.

Autonomia
“É preciso que se repita que a responsabilidade do Governo do Estado é com o ensino médio, mas em alguns Estados do Brasil os governos têm responsabilidade com cursos superiores, como é o caso do RN. Eu defendo autonomia com controle social, com participação da comunidade acadêmica – professores, funcionários e alunos. É preciso não só autonomia financeira, mas também na definição das ações e no acompanhamento dessas ações”.

Expansão
“Quero aqui falar de alguns compromissos que considero importantes: aumentar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação; expansão das matrículas em cursos lato sensu e strictu sensu. A sustentabilidade é a palavra-chave quando falamos em expansão do curso para outros municípios. Quando fui prefeito de Natal, conseguimos fazer uma grande obra na Educação. Agora, é preciso estudar as especificidades de cada região e fazer uma expansão universitária planejada e com responsabilidade”.

Infraestrutura
“Todo governo que tem a Educação como prioridade não pode deixar de cuidar dos equipamentos que compõem a instituição de ensino. Isso mexe diretamente com a questão do aprendizado e da auto-estima do aluno. Na hora que você não tem na universidade auditório, biblioteca adequada, equipamentos de esporte lazer, não dá pra ter Educação. Temos que mudar essa realidade”.