terça-feira, 19 de março de 2013

UERN escolhe novo reitor nesta quarta-feira

 
A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) elegerá nesta quarta-feira (20) seu reitor para os próximos quatro anos. Três candidatos concorrem à vaga: Ana Lúcia Dantas, diretora do Campus Avançado de Natal, Gilton Sampaio de Souza, diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros e Pedro Fernandes, pró-reitor de Pós-Graduação da universidade. A decisão sobre quem comandará a instituição ficará a cargo dos 12.938 professores, servidores e estudantes que vão às urnas.
Com seis campus e 12 Núcleos de Ensino espalhados pela capital e interior, a UERN tem hoje 10.965 alunos de graduação e pós-graduação, além de  990 técnicos administrativos e 993 professores, todos aptos a votar, segundo a comissão que cuida do processo eleitoral. A votação ocorrerá de 8h às 22h do dia 20 de março. De acordo com João Freire, representante dos docentes na comissão eleitoral, o resultado deve ser divulgado entre a noite e a madrugada do dia 21.
Candidatos de oposição Ana Lúcia Dantas e Gilton Sampaio defendem a descentralização nas decisões da universidade e prometem mais autonomia para os campus avançados. Candidato apoiado pelo atual reitor Milton Marques, o pró-reitor de pós-graduação, Pedro Fernandes, também propõe uma gestão mais participativa do Campus Central de Mossoró e os demais campus e núcleos, com uma administração que trabalharia de forma itinerante.
Ana Lúcia cita que hoje a UERN tem um perfil de formação de professores consolidado, além de cursos de bons níveis em Ciências Humanas e Saúde. “Temos hoje uma universidade com potencial humano riquíssimo, mas toda pesquisa só é feita porque esses pesquisadores captam recursos de fontes externas. O orçamento é minguado e o governo sempre reduz. Além disso não executamos nem 60% do que é aprovado”, afirma.
Para o candidato Pedro Fernandes , também é importante lembrar melhorias estruturais. No âmbito educacional, bolsas para pesquisa em extensão em parceria com agências de fomento, bibliotecas adequadas para as necessidades dos alunos e intercâmbio com instituições que trabalhem com bases de pesquisa similares às da UERN. ”O apoio ao estudante virá infraestrutura e urbanização da universidade. Para o estudante passar o dia tem de ter local adequado para ficar, com alimentação e locais de repouso”, afirma Pedro Fernandes.
Defensor de maior autonomia aos campus e núcleos, Gilton Sampaio propõe que cada centro de ensino possa pensar em políticas próprias para profissionais e professores. De acordo com o diretor do campus de Pau dos Ferros,  essa autonomia virá acompanhada de um projeto macro de estruturação que envolve desde a criação de restaurantes e residências universitárias até a implantação de sistemas de transporte coletivo com ônibus circular, similar ao da Universidade Federal do RN (UFRN), em todas as unidades.