segunda-feira, 4 de março de 2013

MOSSORÓ E A FARRA DOS CLÃS


Desde sexta-feira o Alto Oeste potiguar está em polvorosa. Afinal na maior cidade da região, por sinal a segunda maior do estado, a prefeita e o vice foram cassados pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, José Herval Sampaio Júnior, que acusou a dupla, Cláudia Regina Freire de Azevedo (DEM) e Wellington Carvalho Costa Filho (PMDB), por “abuso do poder econômico”.
Vencedora do último pleito por estreita margem, a fiel caudatária do clã Rosado, que derrotara uma “dissidente” do núcleo duro do clã, Larissa Rosado, fora conhecida e reconhecidamente apoiada pela governadora Rosalba Ciarlini, esposa de Carlos Augusto Rosado, chefe do poderoso clã do Oeste, que, segundo os maldosos fofoqueiros de plantão, é quem governa o RN. E pelo jeito governa muito mal.
A acusada, "surpreendida" pela decisão do Juiz, emitiu nota à população[2], digna dos melhores contos de ficção, num misto de cinismo e laconismo, próprio das elites que sabem da sua força. A cassada se disse “surpreendida”, e de “consciência limpa”. E ainda pediu “paz e sossego” aos seus feudatários, já antevendo uma rebelião contra a decisão do teimoso juiz. Fica tudo pro tapetão.
A escandalosa eleição de Cláudia Regina, em que a governadora apostara todas as suas fichas, deixando inclusive Natal “desguarnecida” da dinheirama pública para o candidato do clã Alves, era do conhecimento, acho eu, até do Emérito Bento XVI, quanto mais de nós, pobres mortais. Os clãs Alves, Maia e Rosado assumiram sua candidatura, com a participação efusiva de Garibaldi Alves, Henrique Alves e José Agripino no processo eleitoral.
A patuscada com o dinheiro público, feito de forma escancarada pelos clãs do RN já é do conhecimento de todos. Não há porque ficarmos surpresos e boquiabertos com estas acusações. O diabo é que tinha Juiz no meio do caminho e, com o dever que lhe cabe, aceitou a denúncia da coligação perdedora e verificou a “substância”  da acusação, ou seja, o que existe há décadas era agora objeto de ação judicial. O clã Rosado, que controla Mossoró com mão de ferro há mais de 50 anos, foi atingido no seu calcanhar de aquiles : a verdade.
Obviamente que essa decisão será alvo do contraditório e seguramente o exército de advogados agirá rapidamente nesta segunda-feira para repor a prefeita no cargo. Passaremos a ver uma surda luta de ações e reações judiciais.
O que vemos, no conteúdo da acusação, é a absoluta certeza, por parte dos clãs, que o estado é seu patrimônio, podendo ser usado a seu bel-prazer. A regressão política do RN é fato notório e infelizmente ainda continuaremos a ver esse tipo de noticia por muito tempo ainda.

Fonte: Blog do Wellington Ranzinza