domingo, 11 de novembro de 2012

Idéias criativas de reciclagem com anéis de latas de alumínio


A lata de alumínio brasileira é conhecida mundialmente por causa da sua alta taxa de reciclagem. Mas poucos sabem que a preocupação sustentável está presente desde a extração da bauxita, mineral utilizado na fabricação do alumínio.
As latinhas são feitas de alumínio, metal não ferroso – em abundância na crosta terrestre – com infindável potencial para reciclagem. Esse metal é obtido através da transformação da bauxita em alumina (óxido de alumínio), um pó branco, que passando por um processo será transformada em alumínio primário.
A bauxita é retirada do solo, passa por uma lavagem e depois por uma secagem sendo encaminhada para a refinaria e transformada em matéria-prima. A partir desse processo acontece à fabricação das latinhas de alumínio.
Dados da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL) apontam que em 2010 foram recicladas 17,7 bilhões de latas de alumínio consumidas, o que representa cerca de 97,6% de reaproveitamento das embalagens.
As latinhas podem e devem ser reaproveitadas e há inúmeras maneiras de se fazer isso. No site vida sustentável você encontra 20 dicas criativas de como reciclar e transformar os anéis do lacre das latas de alumínio em roupas, acessórios e até objetos decorativos. Clique aqui para acessar.