quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Exames com resultado na hora começam a virar realidade


Os biochips e suas promessas de exames cujos resultados saem na hora começam a se tornar realidade.O cientista norueguês Stig Morten Borch, do instituto SINTEF, conseguiu colocar em produção o seu SpinChip, um aparelho que permite que os exames sejam feitos no próprio consultório médico, dispensando a ida aos laboratórios.
Os biochips são capazes de identificar as doenças rastreando proteínas específicas em fluídos corporais, como sangue, urina ou saliva. Como eles são minúsculos, uma única gota de fluido é suficiente para o exame.
Isso deverá também facilitar a execução de exames em recém-nascidos, para os quais retirar a quantidade de sangue necessária para os exames atuais é muitas vezes traumático.
A amostra do sangue do paciente é coletada diretamente do dedo para um pequeno chip descartável, que é colocado dentro do aparelho.
Uma microcentrífuga separa os componentes fluidos e sólidos do sangue, preparando-os para análise pelo biochip.
Os componentes do sangue são transferidos para os minúsculos canais no interior do biochip, onde uma série de reações podem apontar a presença de biomarcadores para diversas condições médicas.
O resultado fica pronto em cerca de cinco minutos.