quarta-feira, 1 de julho de 2015

Governador Robinson Faria assina retomada de obras do sistema adutor do Alto Oeste

robinson_oeste
O governador Robinson Faria viajou na tarde de hoje (30) para Pau dos Ferros com a finalidade de participar de uma reunião para discutir a crise hídrica com prefeitos daquela região. Na ocasião, ele assinou a ordem de serviço da retomada das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste, paradas desde 2013. Após a finalização das obras, dez municípios terão seu abastecimento de água regularizado, dos quais três estão em colapso.
“Estou aqui com minha equipe técnica da Semarh, Caern e Igarn para discutirmos os problemas da região no que diz respeito à crise hídrica. A seca já castiga nosso estado há muitos anos. Mas não podemos mais pensar em modelos paliativos, porque as pessoas estão cansadas. Precisamos planejar para os próximos anos”, disse o governador, apresentando uma medida prática do seu Governo: “A retomada do sistema adutor do Alto Oeste é um exemplo prático disso; uma obra que estava parada há mais de dois anos”, disse ele para um auditório lotado da VI Unidade Regional de Saúde.
De acordo com o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, são 11 cidades em colapso. Dessas, dez estão no Alto Oeste. “Por isso, essa região necessita tanto de nossa atenção”, disse França, que repassou para os participantes algumas medidas do Governo do Estado: “Até hoje nessa gestão já foram perfurados mais de 150 poços. O abastecimento com carros pipa foi estendido também para as zonas rurais. Estamos ousando, como sempre diz o governador, instalando em João Câmara um projeto piloto de um dessalinizador, movido a energia solar, dentro do Programa Água Doce”, informou França, acrescentando que esse Programa emancipa a comunidade porque elas passam a gerir a água dessalinizada.