terça-feira, 28 de julho de 2015

Faremos um mutirão para trazer o jovem para a escola do trabalho, diz Ministro

1438116213_DSC_4933.jpg
O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, disse estar satisfeito com o  balanço do primeiro encontro de trabalho sobre o programa Pronatec Jovem Aprendiz, no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (28). Em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto, o ministro avaliou que o êxito da reunião se deve à presença da sociedade organizada, tanto empresarial quanto das instituições técnicas de ensino, além dos ministérios do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Social e da Educação, além do desembargador Ricardo Tadeu, que é o autor da Lei de Aprendizagem.
Nós fomos fundo na questão e traçamos a meta de fazer um autêntico mutirão para trazer o jovem para a escola do trabalho. Hoje ele [o jovem] é muito assediado pelo mundo do crime. E o mundo do trabalho criou tantas restrições na contratação desses jovens, que a micro e pequena empresa, que seria o grande veículo de contratação, acabou tendo certo temor de assim fazer”, afirmou o ministro.
Na primeira etapa do programa serão disponibilizadas 15 mil vagas, em 81 municípios, selecionados de acordo com a classificação no Mapa da Violência. “A partir dessa primeira etapa, nós vamos partir para dobrar as metas”, garante Afif.
Em coletiva de imprensa após o encontro, o ministro informou que o programa deve começar na segunda quinzena de agosto, e destacou a grande presença das microempresas dentro das comunidades mais pobres. “Nós temos uma microempresa em cada canto, inclusive dentro das comunidades. Hoje, o numero de empreendedorismo formal dentro das comunidades é muito grande e aí a oportunidade de nós podermos oferecer essas vagas com o governo bancando o curso”.