domingo, 25 de agosto de 2013

UTI na Rede Pública do Rio Grande do Norte tem extensa fila de espera e leitos ociosos

9536
Da Tribuna do Norte  - Em meio à alta demanda por vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado do Rio Grande do Norte, 27 leitos estão prontos para serem utilizados mas mantém-se desativados. Desses, nove estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e oito no Hospital Maria Alice Fernandes, que não funcionam por falta de pessoal capacitado. Há, ainda, 10 leitos no Hospital Memorial que, apesar de privado, tem essas unidades disponíveis para também atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas aguarda habilitação necessária do Ministério da Saúde.
Enquanto isso, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) informa que, pelo registro da última quinta-feira, 53 pessoas esperam por uma vaga em UTIs atendidas pelo SUS no RN. Desses pacientes, quatro são crianças internadas no Hospital Infantil Varella Santiago.  Do total de leitos disponíveis (326) para pacientes do SUS no Rio Grande do Norte, 235 estão em hospitais da rede estadual e 91 são contratados pelo serviço público às instituições privadas.
O problema da falta de mão de obra especializada para atuar em leitos de terapia intensiva é generalizado e reclamado por outras unidades de saúde como o Hospital José Pedro Bezerra, conhecido como Santa Catarina, onde a UTI está sendo construída/equipada, mas ainda não há todo o quadro de funcionários necessário à disposição para começar a funcionar.