quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Computador consegue “ler a mente” de pessoas em experimento

Por Vinícius Giba
Já imaginou como será o dia em que as máquinas puderem ler seus pensamentos?  Calma, essa tecnologia ainda vai demorar um pouquinho para se tornar realidade. Mas pesquisadores da Universidade de Radboud deram um passo importante para a conquista dessa tecnologia: elescriaram uma técnica que permite ler o cérebro de uma determinada pessoa e descobrir em que a letra em que ela está pensando (depois de olhar para a tal letra escrita em um papel).  Explicando melhor: com análises de ressonâncias magnéticas e um avançado modelo matemático, a equipe pôde reconstruir pensamentos com uma precisão nunca alcançada.
Em vez do uso “comum” das ressonâncias (em que se define qual parte do cérebro está ativada quando o sujeito pesquisado pensa ou faz alguma coisa), os cientistas analisam o cérebro em pequenos volumes de 2 milímetros cúbicos. Essas porções são chamadas de voxels. Ao assimilar voxels a pixels e alimentar o modelo matemático com essas informações, eles puderam reconstruir os pensamentos das cobaias humanas.
brains
Na fase inicial do experimento, a imagem gerada era bem embaçada e difícil de interpretar. Porém, ao “ensinar” de antemão o formato das letras para o modelo matemático, o computador pôde comparar a imagem gerada com as arquivadas antes de dar seu veredito. E aí sim, os pensamentos foram reconstruídos com precisão.
Por exemplo: um sujeito olha para a letra K, os cientistas fazem a ressonância, o programa de computador gera uma imagem dos voxels associados a pixels, compara com os formatos de letra arquivados e declara: K.
O pesquisadores esperam que esse seja apenas o início das pesquisas nesse campo. No futuro, o objetivo é reconstruir pensamentos mais complexos como sonhos ou visualizações. E isso não está tão distante. Eles já estão animados com as melhoras para o próximo experimento: para ler as letras, os pesquisadores usaram uma máquina de ressonância magnética com capacidade de escanear 1200 voxels. Já a próxima máquina que poderão utilizar é capaz de ler 15000 voxels. A ideia é pular do reconhecimento de letras para o de rostos.